Conferência sobre TICs na Educação reúne docentes da UFMA

publicado: 05/05/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

5cebf5e0b2ebf4c858226047726ceb96.jpgO NEaD promoveu, durante este sábado (07), a conferência TICs na Educação Brasileira, ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância - Abed, Fredric Michael Litto. A conferência, que ocorreu no auditório do Palácio Cristo Rei, mobilizou professores da Universidade para reflexão sobre a temática Os Rumos da Tecnologia na Aprendizagem e a Educação Flexível.

O evento integra as ações contínuas de formação de professores desenvolvidas pelo NEaD, com o objetivo de promover a inovação tecnológica para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem dos cursos presenciais e à distância da Universidade.

"Essa conferência dá início ao programa que o NEaD desenvolve para capacitação sobre o uso das tecnologias na educação. Além disso, nós estamos fazendo encontros com coordenadores de curso para discutir a modalidade e as metodologias. Vamos trazer, durante este ano, coordenadores de polo e tutores presenciais para uma troca de experiências. Vamos finalizar com um grande seminário sobre EaD, no dia nacional da Educação a Distância", informa o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho.

Um dos tópicos abordados pelo conferencista Fredric Litto foram os baixos índices sociais do Maranhão e a importância da Universidade no desenvolvimento da sociedade. Litto ressaltou a firmeza e o compromisso da EaD da UFMA, destacando que a instituição caminha em direção à democratização do ensino.

"O IDH baixo do Maranhão é um motivo para que a EaD seja implantada com grande qualidade. O que eu vejo, nesses dois dias de visita, é a confiança da Universidade. Esse é o caminho certo: não manter uma Universidade só para a elite, mas estender a excelência do corpo docente, dos materiais, das bibliotecas da instituição, para toda a população através de diferentes tecnologias", afirma.

A conferência, que foi uma prévia do Curso de Capacitação Fomento para TICs na Educação, reuniu professores, coordenadores, tutores e outros profissionais da UFMA. A administração superior também marcou presença. Para o reitor Natalino Salgado, o evento confirma o status da UFMA como referência e o potencial para a modalidade de educação a distância.

"A conferência é um marco para nós e vem fortalecer todo o projeto de EaD hoje em curso na Universidade. Nós saímos de zero alunos e, hoje, já estamos próximos aos 15 mil, mantendo uma diversidade de projetos educacionais que atinge grande parte dos municípios do nosso Estado", avalia.

Perfil
Fredric Litto possui graduação em Rádio-Televisão pela University of California e doutorado em História do Teatro, pela Indiana University. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Comunicação Mediada por Computadores. Desde 1995, é presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED. Atua ainda como membro do Comitê Executivo do ICDE - International Council of Open and Distance Learning; e do Conselho Editorial de várias revistas científicas, entre elas: American Journal of Distance Education, Revista Iberoamericana de Educación a Distancia , e Advanced Technology and Learning.

Última alteração em: 04/05/2011 11:40