Comunitários participam do II Workshop de Química em Porto Franco

publicado: 31/08/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Minucurso de Produção de Materiais de LimpezaO compromisso social de promover a participação da comunidade foi um dos diferenciais do II Workshop em Química, realizado nos dias 29 e 30 de agosto, no polo UAB de Porto Franco. Durante o evento, que foi promovido pelo Núcleo de Educação a Distância- NEaD da UFMA em parceria com a prefeitura de Porto Franco, comunitários marcaram presença em palestras e minicursos.

"Nos minicursos ministrados, também foram contemplados agricultores enviados pela secretaria de agricultura do município. Nós entendemos que esse é o papel da Universidade e que essa ação transforme a realidade da região do seu entorno", relatou Noélia Macedo, coordenadora do polo UAB de Porto Franco.

O morador local Neirivam dos Santos Brito, por exemplo, participou dos minicursos de Produção de Material de Limpeza e o de Leite e Derivados, neste último, aprendendo a fazer doce de leite. "É muito bom aprender a fazer essas experiências, a fazer sabão e também a questão dos alimentos. Creio que vou conseguir levar isso pra minha vida de alguma forma. Nunca trabalhei fazendo doces, mas hoje se for trabalhar, já tenho uma noção da maneira certa de fazer", disse.

Neirivam Brito ressaltou ainda o grande interesse da comunidade em participar das atividades. "Essa abertura às pessoas da comunidade isso é muito bom, creio que o terceiro workshop terá um número maior de pessoas interessadas, inclusive já tem gente procurando o polo", destacou.

O professor Dr. Gilvan Dias, ministrante do minicurso de Leite e Derivados, destaca o perfil dos profissionais da região que participaram da atividade. "Houve a participação de pessoas ligadas a fazendas, produtores de queijo, os que trabalham com leite, e a receptividade foi muito grande, estivemos incrementando alguns ensinamentos técnicos que com certeza irão ajudá-los bastante no dia a dia. Isso abre as portas da Universidade, que ultrapassa seus muros e vai ao encontro dos anseios da comunidade", avaliou.

Os moradores locais puderam interagir com alunos do curso de Química a distância, dos polos de Grajaú, Bom Jesus das Selvas, Colinas e Porto Franco. O evento trabalhou com o tema "Químicos Profissionais: Desafios do Aprender à Distância".

Minicurso de Produção de Materiais de Limpeza

Minicurso de Leite e Derivados