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Com quantos anos a criança deve começar a falar?, UNA-SUS/UFMA aborda o tema em curso sobre desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de zero a 3 anos

publicado: 21/03/2023 09h22, última modificação: 21/03/2023 09h22
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“O desenvolvimento da linguagem de crianças se divide em duas fases, a fase pré-linguística e a fase linguística. Além disso, existem marcos do desenvolvimento infantil, que mostram os aspectos esperados para cada idade”, descreve o material interativo disponível no curso Estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão - instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA).

A capacitação conta com 20 recursos educacionais, como: infográficos interativos, material em PDF, apresentação interativa e e-book, com foco nas seguintes abordagens: desenvolvimento auditivo, motor, cognitivo, de linguagem e motricidade orofacial da criança de zero a três anos; estimulação precoce: auditiva, visual, função motora, função manual, habilidades cognitivas e sociais, comunicação, linguagem e motricidade orofacial e manual; o brincar na estimulação precoce; importância da participação familiar na estimulação precoce; o cuidado às crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor na Rede de Atenção à Saúde; articulação das ações no Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Com carga horária de 30 horas, o curso apresenta também uma abordagem sobre o uso de Tecnologia Assistiva para identificar ferramentas, recursos e serviços com o objetivo de promover a funcionalidade, a participação e a inclusão de crianças com deficiência. 

A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 30 de junho no site unasus.ufma.br.

O público-alvo do curso são profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, cirurgiões-dentistas e gestores dos serviços de reabilitação; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por intermédio da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD/DAET/SAES/MS) e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).

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