Notícias
Com foco no SUS, cursos do programa “Gestão em Saúde” já alcançaram cerca de 30 mil matrículas e inscrições seguem abertas até 31 de maio
Em meio à pandemia do novo Coronavírus, a estrutura robusta de acolhimento do Sistema Único de Saúde (SUS) é a melhor carta que o Brasil tem em mãos no combate ao vírus. Dos países com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é o único que conta com serviços gratuitos de forma universal. Buscando atualizar os conhecimentos e intensificar a eficiência do sistema público, a UNA-SUS/UFMA, vinculada a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), segue com inscrições abertas, até 31 de maio, para os cursos do Programa de Formação “Gestão em Saúde”.
O Programa, cujos números já alcançaram cerca de 30 mil matrículas, possui três cursos: “Organização do SUS”, “Organização da Atenção à Saúde no SUS” e “Mudanças no Financiamento do SUS”; todos gratuitos, autoinstrucionais e com início imediato. Com cargas horárias independentes, os cursos têm como objetivo atualizar o conhecimento das equipes que atuam no contexto da gestão em saúde sobre a lógica organizacional do SUS, recursos públicos, processo de estruturação, mobilização e coordenação de profissionais para atingir o objetivo previsto constitucionalmente.
ORGANIZAÇÃO DO SUS – Foi o primeiro lançamento do Programa “Gestão em Saúde”, obtendo bastante procura e alcançando altos números de inscrições, com cerca de 15 mil matrículas. O curso aborda as seguintes temáticas: Estruturação e Configuração do SUS; e Gestão em saúde no SUS: tomada de decisão e processo de planejamento.
INSCRIÇÃO – Os cursos são voltados para secretários municipais e estaduais de saúde, coordenadores de áreas técnicas e profissionais de nível superior envolvidos na coordenação e no processo de tomada de decisão em saúde, bem como profissionais interessados pela temática. As matrículas podem ser realizadas no Ambiente Virtual de aprendizagem – o SAITE AVA.
A oportunidade educacional é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).