Notícias
Coelho Neto, olhe para o céu: mostra científica será realizada no dia 6 de dezembro e promoverá uma viagem ao universo da ciência e astronomia
O projeto Ampliando Fronteiras: estratégia de desenvolvimento e disseminação de produtos educacionais, do Curso de Licenciatura em Física EaD, chega à sua culminância com a mostra científica Coelho Neto, olhe para o céu! O evento será realizado no dia 6 de dezembro, das 9:00 às 22:00, na escola Centro Educa Mais Carlos Magno Duque Bacelar e na praça Maria Inês (praça do shopping), e busca levar a comunidade de Coelho Neto para uma verdadeira viagem ao universo da ciência e astronomia.
A mostra científica, voltada para alunos, professores e a comunidade local, tem como objetivo aproximar os participantes do fascinante mundo da ciência por meio da experimentação prática, estimulando o prazer de aprender e a curiosidade investigativa.
A programação incluirá trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso de Física em colaboração com estudantes da escola Centro Educa Mais Carlos Magno Duque Bacelar. Um destaque especial será o projeto “Ilha da Ciência”, que enriquecerá o evento ao proporcionar aos participantes uma imersão no universo da astronomia, por meio de animações em 3D no Observatório Digital e sessões de observação dos astros.
“Buscamos por meio desta ação de divulgação científica, acima de tudo, mostrar aos alunos que o conhecimento científico está ao alcance de todos, e que aprender pode ser uma experiência envolvente e prazerosa. A ciência não é apenas sobre livros e teorias, mas sobre a descoberta, a experimentação e o encantamento com o universo que nos cerca. Queremos que nossos estudantes se tornem protagonistas de sua aprendizagem, motivados a explorar, questionar e criar novas formas de compreender o mundo”, frisa o coordenador do projeto, o professor Edson Firmino Viana de Carvalho.
Atividades programadas para a mostra científica:
-
Observação astronômica com telescópios.
-
Palestra e mesa-redonda.
-
Exposição de experimentos interativos.
-
Oficinas científicas.
-
Simulações imersivas.
-
Observação com telescópios.
-
E muito mais!
Segundo o professor Edson Firmino, espera-se que o evento atraia mais de 500 participantes, proporcionando uma experiência imersiva que promova o pensamento crítico e a exploração científica. A iniciativa conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Universidade Federal do Maranhão e da Secretaria de Educação do município de Coelho Neto.