Capes participa do II Encontro de Coordenadores de Polos UAB-UFMA promovido pela DTED

publicado: 13/06/2022 18h05, última modificação: 14/06/2022 17h06
WhatsApp Image 2022-06-10 at 13.11.16.jpeg

Nesta sexta-feira, 10, a Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) realizou o II Encontro de Coordenadores de Polos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMA. A cerimônia ocorreu no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado e teve como objetivo estabelecer trocas de experiências entre coordenadores.

Estiveram presentes o reitor Natalino Salgado; o coordenador-geral de Programas de Curso de Ensino a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luiz Alberto Rocha de Lira; a presidente do Fórum de Coordenadores de Polos UAB, Francisca Noronha Lô; a diretora da DTED, Ana Emília Figueiredo de Oliveira; e demais gestores de polos UAB. Atualmente, a UFMA conta com 35 polos espalhados pelo estado que garantem cobertura de 100% das regiões no Maranhão.

O coordenador-geral de Programas de Curso de Ensino a Distância da Capes, Luiz Lira, apresentou o Edital Nº 09/2022 da Capes, que serve de articulação aos cursos superiores na modalidade EaD no âmbito da UAB. Segundo a norma, a Capes fomentará cerca de 156.290 novas vagas para cursos de graduação e pós-graduação entre julho de 2022 e julho de 2025. “A UFMA é nossa parceira desde 2006. A importância dessa colaboração se reverte para o estado em poder propiciar uma formação qualificada, tanto nos cursos de formação de professores, quanto nos cursos profissionais em geral”, afirmou.

Por meio do Edital, serão destinadas 2.250 novas vagas, entre cursos de graduação e de especialização para a Universidade. Também haverá a criação de um curso tecnológico em Gestão de Qualidade, o primeiro da UFMA na área. A outra novidade será a criação dos cursos de Educação Física e Licenciatura em Letras – Libras. Atualmente, a UAB já dispõe de 10 cursos de graduação.

Na ocasião, a diretora Ana Emília Oliveira divulgou os resultados alcançados pela DTED entre 2019 e 2022. Além da UAB, a diretoria fomenta outras políticas e ações relacionadas ao ensino a distância, como o Portal EaD para Você, o Portal UFMA Virtual, o I Encontro sobre Experiências Acadêmicas da UFMA (EEA) e o Programa Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

“O ensino a distância oportuniza a possibilidade de formação profissional para as pessoas que teriam muita dificuldade no modelo presencial. O Maranhão é um estado grande, com limitação de acesso. A EaD veio para ficar, a pandemia acelerou esse processo em alguns anos, de forma a se estabelecer completamente e desmistificar os receios que os professores tinham com o ensino remoto. Porém, para termos uma EaD eficiente, tem que ter investimento, e o professor Natalino não mede esforço nesse sentido”, defendeu Ana Emilia.

Para o reitor Natalino Salgado, a EaD faz parte da luta em busca de uma boa educação, para que o desenvolvimento e a justiça social sejam promovidos. “Precisamos investir em tecnologia educacional e no seu suporte. É preciso criar esse caminho promissor para garantir a qualidade do ensino, seja no remoto ou no presencial. Cuidar da educação é cuidar do país”, pontuou.

II Encontro de Coordenadores UAB-UFMA - 10-06-2022