Notícias

Capes avalia EaD da UFMA

publicado: 27/10/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

647fdf6a488e73dd45121715cf93c3aa.jpgA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES enviou à UFMA ontem, 26, a prof. Dr. Jeane Alves para realizar a avaliação diagnóstica dos cursos a distância ofertados pelo programa Universidade Aberta do Brasil - UAB. Na oportunidade, a professora avaliou positivamente a estrutura do Núcleo de Educação a Distância e a gestão dos cursos.


Essa avaliação pretende fazer um diagnóstico da institucionalização da educação a distância dentro da Universidade Federal do Maranhão, para que a Capes possa projetar melhor suas políticas de institucionalização. Estamos visitando todas as Universidades que ofertam cursos na modalidade a distância pelo programa Universidade Aberta do Brasil na fase 1”, explica Jeane Alves.

Da primeira oferta da UAB ocorrida em 2007, a UFMA oferta os cursos de graduação em Administração (bacharelado) e Química (licenciatura). Durante a visita, a representante da Capes conheceu os procedimentos de coordenação desses cursos, com detalhamentos sobre acompanhamento e avaliação de aprendizagem de alunos, avaliação de desempenho e formação de professores, funcionamento do ambiente virtual de aprendizagem, produção de material didático, equipe multidisciplinar, tutoria, dentre outros tópicos.

Para Othon Bastos Filho, diretor do NEaD, o resultado da visita foi satisfatório, já que além de obter as informações necessárias, a prof.ª Jeane Alves pôde verificar a tecnologia do sistema de videoconferência, o que possibilitou uma conversa em tempo real com coordenadores de pólos de vários municípios.

Os dados coletados serão sistematizados em relatório a ser elaborado pela comissão de especialistas em EaD da Capes, que contará com assessoria internacional. A versão final do documento será concluída somente no final de novembro, contudo, Jeane Alves antecipa, “Pelo que vi hoje, a UFMA está num processo bem avançado de institucionalização da modalidade em relação às outras Universidades do país”.


Última alteração em: 26/10/2010 17:23

registrado em: