Capes autoriza 1800 novas vagas para os cursos de graduação e especialização na modalidade a distância da DTED/UFMA

publicado: 11/04/2022 18h02, última modificação: 12/04/2022 17h10
Banner portal matérias.png

A Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a lista de cursos para a edição 2022 do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para a Universidade Federal do Maranhão, foram liberadas 1.800 vagas em cursos de graduação e especialização na modalidade de educação a distância, que são coordenados pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade (DTED/UFMA).

Segundo a diretora da DTED/UFMA, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, o resultado das articulações da 1ª fase do Edital Nº 09/2022 da Capes foi bastante expressivo para a Universidade. “Ficamos muito satisfeitos por todas as nossas propostas terem sido contempladas. A UFMA foi uma das poucas instituições que conseguiu 1800 vagas, mérito também do apoio integral do reitor Natalino Salgado Filho, que nos fortalece na conquista desses resultados”, frisou.

No geral, a Capes fomentará 131.102 novas vagas voltadas, principalmente, para a formação de professores da educação básica por meio do Sistema UAB a partir do segundo semestre de 2022. Do total de vagas conquistadas pela DTED/UFMA, 80% delas são para a graduação (1420 vagas) e 20% para especialização (380 vagas).

Além das novas ofertas para os cursos de graduação (Artes Visuais, Biologia, Química, Física, Computação, Letras-Português, Matemática e Pedagogia) e especialização (Ensino da Matemática) nas modalidades a distância, a Capes autorizou a realização de dois novos cursos de graduação – Letras-Libras e Educação Física – e uma pós-graduação inédita – Especialização em Tecnologias Digitais no Contexto Educacional – nos polos UAB/UFMA.

“A equipe da DTED/UFMA trabalhou na busca de novas possibilidades de ofertas de cursos que haviam sido concluídas e conquistou todas as propostas submetidas à Capes, pois elas são importantes para fortalecer a Política Nacional de Formação de Professores e o acesso ao ensino superior no estado, com a ajuda de polos de apoio presencial. A partir da demanda do nosso público, investimos nos cursos Letras-Libras e Educação Física e conseguimos trazê-los para a Universidade, além da obtenção de duas novas ofertas para a pós-graduação, sendo uma inédita na DTED/UFMA: a especialização em Tecnologias Digitais no Contexto Educacional”, ressaltou a diretora.

De acordo com o cronograma UAB/UFMA, o processo de seleção para ingresso aos cursos ocorrerá no segundo semestre de 2022, iniciando as turmas de Artes Visuais, Biologia, Química, Física, Letras-Libras e Educação Física em 2023.1. Já, os cursos de Letras-Português, Computação, Matemática e Pedagogia ocorrerão em 2023.2, iniciando as turmas em 2024.1. Nos cursos de especialização, o processo de seleção será realizado no primeiro semestre de 2023, iniciando as turmas em 2023.2.

Sistema UAB

Criado em 2006, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) leva a universidade pública a locais distantes e isolados do país pela modalidade educação a distância (EaD). Isto facilita iniciativas que estimulam a parceria governamental — federal, estadual e municipal — com 137 instituições de ensino superior. Sob a responsabilidade da DTED nesta nova gestão, a Universidade Aberta do Brasil oferece cursos de graduação e especialização na modalidade a distância na UFMA, distribuídos em 29 polos no Maranhão.