Notícias
Capes aprova mais vagas para DINTER entre UFMA e UFRGS
Após solicitação do Núcleo de Educação a Distância da UFMA, a Capes concede mais 2 vagas para o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Informática na Educação, que será desenvolvido a partir de agosto deste ano entre a UFMA e a Federal do Rio Grande do Sul. O DINTER terá agora o total de 10 vagas, distribuídas entre UFMA, UEMA e IFMA.
O Dinter em Informática na Educação foi aprovado inicialmente pela Capes com 8 vagas, todas para a UFMA. Com o intuito de incluir mais instituições maranhenses no programa, a Coordenação de Projetos Institucionais do NEaD solicitou à Capes a inclusão de mais vagas. "Enviamos um ofício explicando os motivos, e daí para nossa surpresa veio a confirmação da aprovação de mais 2 vagas, inclusive com pagamento das bolsas. As novas vagas serão destinadas 1 para a UEMA e outra para o IFMA", anuncia prof. Dr. Ademir Martins, coordenador de projetos institucionais do NEaD.
A participação das 3 instituições maranhenses amplia as perspectivas de amadurecimento da política de EaD do Estado, já que possibilitará mão de obra qualificada atuando em várias frentes. "No Maranhão existem muitas pessoas que já trabalham, que têm experiência com EaD, mas academicamente são poucas pessoas formadas na área. Nesse sentido, o DINTER vem fomentar várias células almejando um projeto maior, que é o fortalecimento da modalidade no Maranhão", avalia o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD da UFMA.
Representantes da UEMA e IFMA estiveram, ontem (30), na sede do NEaD com o intuito de iniciar os acertos para fechamento do convênio com a Capes. Na oportunidade, o prof. Msc. Henrique Mariano do Amaral, da UEMA, ressaltou a importância do doutorado para formação de uma massa crítica de professores. "Hoje nós estamos fazendo repetição daquilo que já foi desenvolvido lá atrás, mas quais são os caminhos novos dessas tecnologias? para onde devemos caminhar? Então acho que estamos aqui num passo para formação de inteligências que responderão à essas questões", acrescentou.
O Dinter em Informática na Educação terá o financiamento da Capes em bolsas, materiais de consumo, passagens e diárias. O suporte em infra-estrutura – o que inclui a disponibilização da plataforma de comunicação e dos locais para encontros presenciais, ficará sob responsabilidade da UFMA.
As pesquisas serão desenvolvidas no contexto da oferta da modalidade pela Federal do Maranhão, sobre ambientes virtuais, tutorias, produção de material didático, dentre outros campos de estudo, o que certamente dará um impulso maior ao ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela instituição na área das tecnologias educacionais. O edital de seleção será lançado no mês de julho.
Última alteração em: 31/05/2012 17:03