Campus de Codó está preparado tecnologicamente para cursos a distância

publicado: 14/01/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

O campus de Codó possui hoje estrutura tecnológica apta para o desenvolvimento de cursos a distância, em virtude do acompanhamento técnico do Núcleo de Educação a Distância (NEaD). Na última quarta-feira (02) durante visita da comitiva da Administração Superior da UFMA, o diretor do Núcleo, prof.º Othon Bastos Filho, acompanhou pessoalmente o teste do sistema de videoconferência para mais de cem alunos.

"O sistema de videoconferência está funcionando plenamente, em perfeitas qualidades de som e imagem; o que significa que alunos e professores de Codó já podem se comunicar em tempo real com pessoas localizadas no campus de São Luís ou em qualquer outro local que possua esta tecnologia", pontuou o prof.º Othon Filho. A adequada condição de uso deste recurso é resultado do treinamento presencial dado pelos membros da Coordenação Tecnológica do NEaD, Rafael Martins e Tarciso Fernandes; ao técnico do campus de Codó. O acompanhamento do Núcleo se estendeu também ao laboratório de informática do Campus, que teve seus equipamentos devidamente testados.

Com laboratório e sistema de videoconferência funcionando plenamente, o campus de Codó está preparado para receber a crescente demanda de cursos a distância. Ainda este ano, será iniciada a especialização em Gestão em Saúde, através de parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Universitário da UFMA, com apoio do NEaD. Já para 2010, serão iniciados os cursos de especialização em Gestão Municipal, Gestão Pública e Gestão em Saúde.

A visita da comitiva da Administração Superior teve o objetivo de firmar o compromisso da instituição na reestruturação da educação no município."É preciso, antes de tudo, fortalecer o que já existe com planejamento e compromisso", afirmou o reitor Natalino Salgado em relação às propostas de criação de novos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância.

Também participaram da visita, o pró-reitor de Ensino, Aldir Carvalho Filho; o pró-reitor de Extensão, Antônio Luiz Amaral Pereira; a assessora especial de Interiorização, Cenidalva Teixeira; o diretor do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), Nélio Guilhon; o procurador de justiça da UFMA, José Rinaldo de Araújo Maya; o prefeito do Campus do Bacanga, Antonio Cordeiro; o assessor de Tecnologia da Educação e Informação, José de Ribamar Braga; o diretor do Departamento de Projetos e Obras, Alteredo Sena; representantes do Departamento de Planejamento Acadêmico e das assessorias de Comunicação e de Ações Estratégicas.

Mais Cursos

A assessora especial de Interiorização, Cenidalda Teixeira, frisou a parceria entre Universidade e Governo Federal para oferta de cursos especiais de primeira e segunda licenciaturas para formação de mão-de-obra. Os cursos de dois anos devem funcionar nas modalidades presencial e a distancia e vão contar com as estruturas do Campus de Codó e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é nivelar o ensino e evitar o desvio de função nas salas de aula.

Lugar: Ascom UFMA / NEaD
Texto: Diogo Azoubel / Tissiana Carvalhêdo