Notícias
Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA
É direito da pessoa com deficiência ter acesso aos serviços públicos em saúde, como o atendimento odontológico, sem preconceitos ou barreiras. E para que essa assistência seja ofertada de forma qualificada e acolhedora, é necessário que haja iniciativas de educação continuada em saúde bucal para os profissionais inseridos nesse contexto. Diante desse cenário, a UNA-SUS/UFMA abre inscrições para o curso Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência. O curso tem início imediato e as matrículas podem ser realizadas no site unasus.ufma.br até 31 de janeiro.
A oportunidade educacional é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA).
A capacitação tem como objetivo auxiliar na produção do cuidado em saúde bucal à pessoa com deficiência na Rede de Atenção à Saúde. O curso é ofertado na modalidade a distância com metodologia autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutores.
Com carga horária de 30 horas, a oferta apresenta os seguintes conteúdos: Deficiência e Necessidades Especiais em Odontologia; O cuidado em saúde bucal nas redes de atenção à saúde; atenção odontológica à pessoa com Paralisia Cerebral; Síndrome de Down e à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, entre outros.
Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos suportes educacionais, como: PDFs e infográficos interativos, e-books, recursos multimídia e questionários. O público-alvo da capacitação são profissionais que atuam no SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas na capacitação.
Ao concluir todas as unidades e obter média igual ou maior a 70, o aluno poderá emitir certificado gratuito e validado pela Universidade Federal do Maranhão.