Ampliando fronteiras: professor do curso de Física EaD tem projeto selecionado pela CAPES para disseminação de produtos de inovação tecnológica educacional

publicado: 07/11/2023 08h25, última modificação: 07/11/2023 15h10
O projeto ficou entre as 15 propostas contempladas em todo o país.
IMG_0443.png

A Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), tem projeto selecionado pelo Edital Inova EaD, lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Das 40 propostas submetidas, o projeto “AMPLIANDO FRONTEIRAS: estratégias de desenvolvimento e disseminação de produtos educacionais” obteve a décima posição entre as quinze propostas contempladas no edital.

Segundo o coordenador do projeto, Edson Firmino Viana de Carvalho, o objetivo é explorar, desenvolver e implementar estratégias eficazes para a disseminação de produtos educacionais originados do Mestrado em Profissional em Ensino de Física em colaboração com o curso de licenciatura em Física, na modalidade a distância, ambos vinculados à UFMA.

“Esses produtos, que representam avanços significativos no campo tecnológico e das abordagens pedagógicas, muitas vezes enfrentam desafios ao atingir seu público-alvo de maneira abrangente e impactante. Por meio de abordagens inovadoras e estratégias cuidadosamente elaboradas, este projeto busca maximizar a visibilidade, adoção e compreensão desses produtos, permitindo que os educadores personalizem o ensino conforme as necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos”, frisa o professor Edson, que também é coordenador do curso de Licenciatura em Física EAD.

Além disso, a intenção é integrar ações da Diretoria de Tecnologias na Educação e os cursos de graduação em Física dos polos Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em Açailândia, Coelho Neto, Paraibano, São João dos Patos e Vitorino Freire.

Para a diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, a execução do projeto visa maximizar os benefícios que os produtos desenvolvidos dentro da UFMA podem trazer para a educação e a sociedade, contribuindo para o avanço tecnológico e o desenvolvimento educacional.

“A visibilidade e a adoção de produtos de inovação tecnológica podem aumentar o interesse e o investimento em pesquisa e desenvolvimento, alimentando um ciclo virtuoso de progresso científico e tecnológico, levando escolas, instituições de ensino superior e ambientes de aprendizagem online a adotarem ferramentas e recursos inovadores”, pontua Oliveira.

Os projetos selecionados no edital Inova EaD receberão apoio financeiro destinado a cobrir despesas operacionais e a conceder bolsas de extensão pagas para alunos EaD, durante um período de até doze meses, a partir da data de repasse dos recursos às Instituições de Ensino Superior (IES), com a possibilidade de prorrogação por mais 3 meses.