Alunos do Programa Mídias na Educação se reúnem na UFMA

publicado: 26/09/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

d70296f9f49f5eb54fd6f055f40f6cb6.jpgReuniram-se, ontem (24), no auditório UFMA Virtual, alunos de todas as partes do Estado do Maranhão, participantes do programa Mídias na Educação, do Governo Federal. Na ocasião, os discentes alcançaram mais uma conquista, passando do nível de extensão (básico) para o de aperfeiçoamento (intermediário), no curso composto por três etapas, sendo finalizado pela especialização (avançado).

Na oportunidade, os alunos fizeram apresentações de trabalhos, acompanhados do coordenador geral do Programa na UFMA, Domício Maciel, e da supervisora de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), Akemi Wada.

O Mídias na Educação é um programa de educação a distância que está em sua terceira edição e visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso. O público-alvo prioritário são os professores da educação básica da rede estadual e municipal. No Maranhão, são cinco municípios pólos, com outros agregados a estes.

A assessora de Interiorização da UFMA, Cenidalva Teixeira, ao falar da parceria da Universidade com a Secretaria de Educação do Estado e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), destaca o êxito do Mídias na Educação e a satisfação dos participantes.“Nas turmas anteriores, tivemos um alto número de evasão. Nesta turma, a evasão diminuiu mais de 50 %. Então, significa que as pessoas estão acreditando mais na educação a distância, estão se empenhando mais e acreditando no Programa do Governo Federal em fazer com que a educação ultrapasse essas barreiras geográficas. Em consonância com isso, a Universidade e sua Administração Superior têm apoiado todas essas iniciativas”, comemora Cenidalva.

Domício Maciel completa, destacando o trabalho dos docentes. “Tivemos uma melhoria no acesso à Internet, no interior do estado, um perfil de professor mais adaptado à modalidade a distância e um trabalho da tutoria, que se esforçou visando motivar os alunos a não desistirem em função das dificuldades que podem aparecer”, avaliou.

Lucidalva Ferreira, professora graduada em Letras e beneficiada pelo programa, mostra sua satisfação e a grande oportunidade que é o Mídias da Educação. “Estou bastante satisfeita e creio que é um projeto de grande interesse para todos nós professores, pois temos muita carga horária e pouco tempo para formação. Sendo à distância, nos possibilita adaptar o conteúdo do curso ao nosso tempo disponível de estudo”, disse.

Hoje (25) o Mídias na Educação realiza, no auditório UFMA Virtual, encontro presencial com alunos iniciantes do ciclo avançado (especialização).

Lugar: UFMA/ASCOM
Fonte: Gustavo Rodrigues/ASCOM/UFMA