Abertura do I Encontro sobre Experiências Acadêmicas da UFMA ocorre com palestra da professora da UnB e treinamentos práticos para a criação de e-books e podcasts

publicado: 05/07/2022 11h27, última modificação: 06/07/2022 16h07
EEA 5.png

Na manhã desta segunda, 4, ocorreu a abertura da primeira edição do Encontro sobre Experiências Acadêmicas (EEA) da UFMA, que contou com a palestra “Aumento do impacto e visibilidade dos recursos educacionais: Como produzi-los e disponibilizá-los”, ministrado pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Fernanda Monteiro. O Encontro é organizado pela Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED) e seguirá até o dia 15 de julho, no formato 100% digital com transmissão pelo canal EEA UFMA no Youtube.

Com o objetivo de permitir que toda a comunidade acadêmica e demais Instituições do Maranhão possam trocar experiências, aprender e divulgar ações bem-sucedidas no contexto do desenvolvimento e disponibilização de produções técnicas inovadoras, o I EEA UFMA tem como tema central “Desenvolvimento e Disponibilização de Produções Técnicas Inovadoras” e conta com uma programação diversificada para capacitar estudantes, professores e técnicos a desenvolver sites, vídeos, e-books, infográficos animados, portfólios, podcasts, quizes, artes gráficas, histórias interativas e questionários avançados com alta qualidade utilizando softwares e plataformas acessíveis e gratuitas.

Todo o evento foi planejado para oferecer treinamentos digitais para capacitação e atualização de todos os públicos, a fim de que estes possam produzir diversos objetos de aprendizagem e materiais digitais no contexto do ensino. A programação conta com profissionais capacitadas e apresentações dinâmicas para o desenvolvimento das atividades práticas, que serão publicadas e disponibilizadas em repositórios de aprendizagem, e as três melhores concorrerão a prêmios”, frisou o coordenador do evento, professor Luis Rivero Cabrejos.

Captura de tela 2022-07-04 115027

diretora da DTED, Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, lembrou que o advento da pandemia acelerou o desenvolvimento das tecnologias na educação a distância. “Depois de dois anos de pandemia, os desafios impostos na educação foram superados e este é um momento de compartilhar nossas experiências exitosas na produção de recursos educacionais e ferramentas tecnológicas que foram essenciais para dar continuidade no ensino a distância de qualidade. Assim, esta edição do evento vem, principalmente, para desmistificar a produção de objetos de aprendizagem de maneira acessível e com a utilização de softwares gratuitos, além de divulgar e conectar saberes com a sociedade em geral”, ressaltou.

Para superar os desafios impostos pela pandemia, o reitor Natalino Salgado recordou que a Universidade investiu e disponibilizou um ecossistema computacional e foi buscar ferramentas adicionais para reduzir barreiras entre o professor e aluno remotamente. “A união de esforços entre a DTED e a Superintendência de Tecnologia e Informação tem conseguido, mesmo na adversidade, modernizar uma instituição e disponibilizar o conhecimento e a ciência latente na nossa Instituição. Dessa forma, a primeira edição do Encontro vem para compartilhar a expertise da nossa comunidade acadêmica na produção desses recursos educacionais e seguir com a missão de aperfeiçoar, produzir e democratizar o conhecimento de maneira universal por meio das ferramentas tecnológicas que vieram para qualificar o ensino”, finalizou o reitor.

Após a mesa de abertura, o evento seguiu com a palestra magna “Aumento do impacto e visibilidade dos recursos educacionais: Como produzi-los e disponibilizá-los”, e, durante todo o dia, ainda houve as capacitações “Aprenda a criar e-books e banners usando o Figma: Dicas e exemplos práticos”, ministrado pelo professor Luis Rivero Cabrejos, e “Elaboração de podcasts com os aplicativos Anchor e Vocaroo”, com o professor João Batista Bottentuit Junior.

Assista na íntegra toda a programação do evento no canal EEA UFMA no Youtube: