A UFMA no Sul do Maranhão: ampliação do acesso através da EaD

publicado: 23/06/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

5c848c06406c16bbc77ab042332eebb1.jpgDesde 2007, quando a educação a distância ganhou força na UFMA, o ensino superior tem paulatinamente chegado a mais cidades maranhenses, facilitando o acesso a cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Exemplo do êxito alcançado pela modalidade é o município de Porto Franco, primeiro pólo da Universidade Aberta do Brasil pela UFMA, implantado em 2008.

Nesse pólo são oferecidas as graduações em Administração e Química, além das especializações em Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, Saúde da Família e Saúde Materno-Infantil. O número de cursos é significativo por conta da crescente demanda; tanto que no último Vestibular Especial da UFMA, o curso de Administração Pública teve recorde no número de inscritos: foram 243 candidatos para 50 vagas.

“Porto Franco está se tornando um centro universitário na região Sul do Maranhão devido à variedade de cursos, ofertados pela UFMA num Centro Tecnológico construído pela Prefeitura. Isso faz com que pessoas até de Imperatriz, que é uma cidade maior, se desloquem até lá para concorrer às vagas oferecidas”, ressalta Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância - NEaD.

Para a coordenadora do pólo, Noélia Macedo, os números mostram a eficiência do trabalho de parceria desenvolvido entre o Ministério da Educação, que financia os cursos; a UFMA, responsável pela oferta e certificação; e a Prefeitura, que disponibiliza espaço e estrutura equipada. “Tudo isso é resultado de um trabalho realizado com muita seriedade e responsabilidade e de um esforço conjunto de todos os envolvidos nesse processo”.

Esse é um exemplo de como a educação pode ser democratizada, fazendo com que limites de espaço e tempo não sejam mais obstáculos para a formação profissional, como eram para Aristófanes Mota, estudante do quinto período do Curso de Administração e morador de Porto Franco. “Poder fazer um curso superior em uma instituição respeitada como a UFMA é uma excelente oportunidade para quem mora em cidades pequenas como eu. E isto muda bastante a vida de qualquer pessoa. Você adquire conhecimento e melhora para o mercado de trabalho, que nesta região, é muito carente de profissionais qualificados”, comemora.

Última alteração em: 22/06/2010 16:36