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STED abre processo para solicitar Readmissão nos Cursos de Graduação EAD da UFMA

publicado: 16/07/2025 08h00, última modificação: 16/07/2025 08h05
As solicitações devem ser realizadas até 26 de julho por meio do SIGAA.
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Estudante, deseja retomar seus estudos no curso de Graduação a Distância da UFMA? A Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) está com processo aberto para solicitar readmissão nos cursos de graduação EAD. A solicitação deve ser realizada até o dia 26 de julho por meio do SIGAA.

Para realizar o processo de readmissão o discente precisa atender aos requisitos conforme a Resolução CONSEPE Nº 1892/2019. É necessário estar com o vínculo de sua matrícula com status "CANCELADA", sendo concedida ao estudante a readmissão, uma única vez, mediante adesão do PLANO DE ESTUDOS, nas seguintes condições:

  • Possibilidade de concluir o curso dentro do prazo máximo estabelecido para integralização curricular;

  • Possibilidade de concluir o curso em até 02 (dois) semestres, além do prazo máximo de integralização, desde que o estudante não possua mais que dez componentes para integralizar, estando incluídas entre eles as atividades acadêmicas específicas;

  • Quando comprovado que o cancelamento do vínculo se deu por motivo de doença grave definida em legislação, verificada a condição de incapacidade mediante laudo médico original, assinado por médico especialista na área.

Como solicitar

Passo 1: Acesse o SIGAA e clique em Entrar no Sistema.

Passo 2: clique no menu “Ensino” e na opção: “Solicitar Plano de Estudos”.

Passo 3: No campo da solicitação, selecione o tempo de prorrogação de prazo. Inclua os componentes que serão cursados em cada nível.  Após a seleção clique em “Próximo passo”.

Passo 4: Será exibido um resumo do plano cadastrado. Se tudo estiver correto, clique em "Confirmar".

Acompanhe sua solicitação de Planos de Estudos

O acompanhamento do plano é de responsabilidade do discente e para acompanhar esse processo, acesse o SIGA e, no menu “Ensino”, clique na opção “Acompanhar Plano de Estudos”.

A readmissão é condicionada ao pagamento pelo discente da taxa de readmissão por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) disponível no SIGAA. O discente deverá aguardar até o status constar como “aguardando pagamento” e realizar a operação. O pagamento deve ser feito no Banco do Brasil (agência, caixa eletrônico ou aplicativo).

Pagamento

Para realizar o pagamento, é preciso preencher corretamente os campos de CPF valores principal e total, que deverão constar no comprovante para deferimento da coordenação. Após o pagamento deverá ser inserido o comprovante no campo indicado no formulário SIGAA. 

Discentes que necessitam de isenção devem anexar os comprovantes de cadastramento no CadÚnico ou declaração de vulnerabilidade socioeconômica fornecida pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - PROAES. 

O estudante deve continuar acompanhando até seu comprovante ser homologado e o STATUS retornar à ATIVO. Em caso de dúvidas, encaminhe um chamado para a coordenação do curso na Central de Atendimento ao Aluno https://atendimento-dted.ufma.br/.

Acesse o Guia para Solicitação de Plano de Estudos e Readmissão.

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