6º Fórum Nacional UAB traz novidades para polos e Ipes

publicado: 13/11/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

6º Fórum Nacional de Coordenadores UABDurante os dias 7 e 8 de novembro, em Brasília, ocorreu o 6º Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Na oportunidade, a Capes anunciou novos investimentos para 2013 e elegeu as 10 instituições com melhor índice de aproveitamento dos projetos financiados. A UFMA ficou em 3º lugar, num universo de mais de 100 instituições participantes do sistema.

O Fórum promoveu o compartilhamento de informações e experiências de cursos do Sistema UAB, que segundo dados apresentados pelo diretor de Educação a Distância da Capes, João Carlos Teatini, é constituído hoje por 103 instituições públicas de ensino superior (Ipes) integrantes, dentre universidades públicas e institutos federais.

A novidade anunciada para 2013 será a liberação de recursos para inovação tecnológica dos polos de apoio presencial, mantidos pelas prefeituras. Atualmente, 636 polos estão em funcionamento no país. “Os polos com melhor desempenho receberão, a partir de janeiro, investimentos de novos computadores, lousas digitais, sistemas multimídias para salas, mais a liberação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, para web conference, objetos de aprendizagem, ambientes virtuais e biblioteca virtual”, informa o prof. Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância – NEaD e coordenador local UAB, que esteve representando a UFMA durante o Fórum.

A ideia é transformar esses locais em polos digitais, para melhorar o atendimento presencial aos alunos. Atualmente, a região Nordeste está em destaque com a maior quantidade de polos (218). A UFMA, que participa do sistema UAB desde 2007, está presente em 16 polos maranhenses, com mais de 14 mil alunos matriculados em 25 cursos na modalidade a distância - entre graduações, especializações e cursos de extensão.

A participação da UFMA em programas financiados pela Capes, como a UAB, vem sendo bem vista pelo governo federal. Durante o Fórum, foi divulgada a lista das 10 instituições com melhor índice de aproveitamento dos projetos financiados pela Capes, estando a UFMA em 3º lugar, após Universidade Federal do Rio Grande – FURG (1º lugar) e o Instituto Federal de Roraima – IFRR (2º lugar).

A Capes fez questão de destacar essas instituições pela adequada aplicação dos recursos, até para incentivar outras que estão prejudicando os orçamentos dos próximos anos por estarem devolvendo recursos, aplicando de forma inadequada, além de perderem os prazos dos projetos”, relatou Othon Bastos Filho, diretor do NEaD/UFMA.

Dados Nacionais UAB

Criado em 2005, o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB é uma rede nacional experimental voltada para pesquisa e para a educação superior, por meio da metodologia da educação a distância. Com financiamento da Capes, as Instituições Públicas ofertam os cursos e os  órgãos mantenedores (municípios e estados) se responsabilizam pela manutenção dos polos de apoio presencial.

Somando dados dos cursos de licenciatura, bacharelado, tecnólogo, aperfeiçoamento, extensão e especializações, totalizam-se hoje 268.028 matrículas ativas no sistema UAB e 42.611 concluintes até outubro de 2012. Os alunos são oriundos de 103 instituições participantes, sendo 56 universidades federais, 30 estaduais e 17 institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O atendimento presencial é feito em 636 polos de apoio presencial.

Última alteração em: 13/11/2012 18:22