64ª SPBC – NEaD participa de mesa-redonda sobre Objetos de Aprendizagem

publicado: 27/07/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

F 27 b O Núcleo de Educação a Distância – NEaD/UFMA, representado pelo prof. Dr. Othon Bastos Filho, integrou a mesa-redonda "Educação Aberta e Objetos de Aprendizagem - Como o Nordeste pode desenvolvê-los: A contribuição dos recursos educacionais abertos (REA) ao Ensino e Aprendizagem no Brasil", realizada dia 23 de julho na 64ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, em São Luís – MA.

A mesa foi presidida pelo presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, Fredric Michael Litto; e contou ainda com a participação dos professores doutores Marcos Formiga, da UnB; e Roberto Serra, da UemaNet. O debate foi norteado por temas bem atuais no cenário nacional da Educação a Distância - EaD, que são, o compartilhamento dos recursos e dos processos de produção de conteúdos.

O que se observa é que a maioria das Universidades ainda não trabalha a EaD de forma compartilhada, o que acaba restringindo os conteúdos para o público interno. Para o enfrentamento deste quadro, o NEaD da UFMA vem trabalhando o intercâmbio com outras instituições para compartilhar e aperfeiçoar tecnologias e procedimentos.

Desde o início deste ano, por exemplo, uma equipe do Núcleo foi designada para conhecer as etapas do processo de produção de recursos hipermidiáticos do Instituto Universidade Virtual da Federal do Ceará. A ideia é utilizar os recursos hipermidiáticos - combinando recursos áudio-visuais e interativos para expor conceitos de conteúdos - como mais uma ferramenta de aprendizagem, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais lúdica e interativa.

Um outro recurso de aprendizagem será em breve testado pelo NEaD, e caso seja validado, poderá ser compartilhado por outras universidades brasileiras.Trata-se de um projeto piloto em que 100 tablets serão usados como recurso de aprendizagem por alunos da modalidade a distância. A iniciativa é fruto da parceria entre a UFMA e a IP.TV.

O diferencial do projeto está no software contido no tablet, que irá permitir que o aluno acesse de casa as aulas e atividades, sem precisar de conexão com internet. Quando o aluno retornar com o tablet ao polo de apoio presencial, que possui internet, o sistema do software será sincronizado ao ambiente virtual do curso, possibilitando que o professor visualize quando e como o aluno fez seus estudos e atividades acadêmicas.

Última alteração em: 27/07/2012 15:35