64ª SBPC – Professor do NEaD lança livro sobre Educação Online

publicado: 27/07/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

F 28 Na última terça, 24, a 64ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC promoveu o lançamento do livro Educação Online: Conceitos, Metodologias, Ferramentas e Aplicações. A obra é de autoria dos professores doutores João Batista Bottentuit Junior, atuante no Departamento de Educação II e no Núcleo de Educação a Distância – NEaD da UFMA; e Clara Pereira Coutinho, da Universidade do Minho, de Portugal.

O lançamento ocorreu no prédio do Centro de Ciências Sociais – CCSO e contou com a presença de professores e pesquisadores de várias regiões do país. Educação Online trata de forma abrangente sobre a utilização dos recursos disponíveis na Internet para a distribuição de conhecimento ou de programas educativos.

Para o autor João Batista Bottentuit Júnior, a internet oferece um grande leque de ferramentas capazes de aproximar professores e alunos. "Além disso, utilizar recursos da Internet enriquece as práticas pedagógicas e aumenta as fontes de informação possíveis para uma disciplina, uma vez que o aluno poderá acessar um conjunto muito vasto de recursos multimídia, como som, texto, imagem, vídeo, animação, dentre outros.", acrescenta Bottentuit Júnior.

A obra destina-se a professores e profissionais ligados às atividades de ensino e aprendizagem e está disponível para compra no portal http://www.editoracrv.com.br.

Confira os assuntos abordados nos 14 capítulos:

● Investigar online: desafios e oportunidades
● Desafios e Competências do E-formador
● O Processo da Comunicação na Sociedade da Informação: em Busca de um Referencial Teórico
● Metodologia WebQuest: Uma Estratégia para Integrar os Recursos da Web em Contexto Educativo
● Estratégias didáticas na educação on-line: contribuições para a formação de professores
● Práticas de avaliação formativa por pares em contextos de bLearning e de colaboração – percepções de alunos de um programa doutoral
● Gestão Política e Estratégica do E-learning
● Educação online: análise e estratégia para criação de um protótipo
● Avaliação na Educação a Distância (EAD): o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
● Uso do Podcast no ensino-aprendizagem: Estudo de caso
● Jogos Eletrônicos e Ensino Online: aprendizagem mediada por novas narrativas