1º Seminário Nacional de Tutores da EAD

publicado: 14/01/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
Durante os dias 30 de setembro a 1º de outubro, o Rio de Janeiro foi palco do 1º Seminário Nacional de Tutores da EAD. Com a temática "Construindo a identidade de tutoria no Brasil", o evento é organizado pela Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância(ANATED).

A UFMA foi uma das instituições que deu apoio à iniciativa. A federal maranhense teve uma participação significativa em uma Mesa de Trabalho, intitulada "Competências técnicas, pedagógicas e de gestão alinhados à tutoria", na responsabilidade do Prof. Doutor Reinaldo Portal Domingo, juntamente com o professor Dr. Roberto Paes de Carvalho Ramos, da Universidade Estácio de Sá. O Presidente da Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância (ANATED) Luis Gomes foi o mediador da mesa

Aproximadamente 200 profissionais da área de EAD participaram do evento. Outros 3 mil acompanharam pela Internet. O seminário abrangeu discussões relacionados à capacitação de tutores, competências e atribuições dos profissionais na modalidade; características e condições de trabalho do sistema de tutoria, e o trabalho no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Marcaram presença profissionais renomados nacional e internacionalmente, como José Manuel Moran (Anhanguera Educacional, São Paulo) e o diretor catedrático e tutor da Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED, Madrid, Espanha), professor Santiago Castillo Arredondo.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Coordenação Pedagógica