18º Congresso Internacional de EaD encerra atividades na UFMA

publicado: 24/09/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Equipe do NEaD/UFMA durante o 18º CIAEDSÃO LUÍS: A programação do 18º Congresso Internacional de Educação a Distância foi concluída às 17h do dia 26 de setembro de 2012, no Centro Pedagógico Paulo Freire da cidade universitária da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, em São Luís. Com o tema “Histórias, analíticas e pensamento aberto, guias para o futuro da EaD”, o evento possibilitou o compartilhamento de aproximadamente 180 trabalhos científicos, por meio de apresentações orais, pôsteres e mesas-redondas; além da realização de 20 minicursos, 14 sessões plenárias e paralelas, 18 apresentações institucionais, lançamento de livros e encontros dos movimentos da EaD.

Na asa norte do congresso, a UFMA, representada pelo Núcleo de Educação a Distância – NeaD, esteve em stand apresentando os dados comprobatórios do avanço da EaD no Estado, expondo gráficos, mapas, pesquisas, livros e revistas científicas. O público pôde conhecer ainda o Ambiente Virtual de Aprendizagem e a Lousa Interativa - ferramentas tecnológicas que dão suporte à realização dos cursos a distância ofertados pela Universidade. E para socializar sobre a metodologia de trabalho adotada pela UFMA, o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD, ministrou a palestra “Desenvolvimento dos Processos de EaD na UFMA”.

Com a troca de experiências entre expositores do Brasil, EUA, Canadá, Inglaterra, Portugal, China e Equador, com certeza, foram germinadas sementes para que o mundo tenha cada vez mais acesso a uma educação aberta, flexível, sem fronteiras de tempo e espaço, que permita, verdadeiramente, a democratização do conhecimento e a inclusão social. A UFMA tem dado sua parcela de contribuição, atuando em 23 locais de apoio presencial no Estado, com 25 cursos (graduação, especialização e extensão) e 14 mil alunos matriculados só na modalidade a distância.

Pronunciamento do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho. Stand do NEaD no Congresso
 Stand do NEaD no Congresso A expectativa é de reunir mais de 1.500 pesquisadores

Última alteração em: 24/09/2012 19:06