17º Congresso Internacional de EaD: NEaD representa UFMA com mesa redonda

publicado: 07/09/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
A UFMA teve destaque no 17º Congresso Internacional de Educação a Distância, da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Com a mesa redonda Impacto Sociocultural da EAD no Maranhão: Inclusão social, Metodologia de trabalho em EAD, a universidade será representada pelo Núcleo de Educação a Distância.

A apresentação ficou por conta do diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, ; do coordenador pedagógico, Reinaldo Portal; e do prof. Dr. João Batista Bottentuit Jr. -- vinculado ao departamento de Educação II e ao Núcleo. A mesa de discussão trata da universalização do ensino superior no Maranhão, utilizando-se a Educação a Distância como principal ferramenta.

"É importante para a UFMA porque é a primeira vez que participa de um congresso internacional de EaD. A experiência da universidade foi mostrada, divulgada e discutida. A experiência da UFMA foi destaque pelo grande alcance que obteve em tão pouco tempo", comenta Othon Bastos Filho.

O diretor do Núcleo destacou, ainda, três fatores que, priorizados pela instituição, garantiram aceleração ao processo de oferta da nodalidade:

1. Capacitação continuada de docentes em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);

2.Infra-estrutura adequada;

3. Atividades de avaliação permanentes, por meio de encontros de coordenadores, tutores e professores.

ABED,/b>

A 17ª edição do congresso da ABED será uma oportunidade para brasileiros e outros participantes trocarem ideias e experiências com relação ao planejamento, implantação e operação de programas de EAD na instituição de ensino, ou na entidade corporativa ou governamental.

O congresso acontece até sexta-feira (2), em Manaus.

Para conferir mais informações sobre o evento, clique AQUI.

MESA REDONDA:Impacto Sociocultural da EAD no Maranhão: Inclusão social, Metodologia de trabalho em EAD

Fluência tecnológica dos alunos da EAD na região, o estado do Maranhão é um dos que apresenta o segundo menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil e dos que apresenta uma das maiores taxas de analfabetismo do país. A partir desta triste realidade, e tendo em conta o vasto território do estado (217 municípios, muitos deles sem acesso a Internet), a forma mais apropriada de alcançar a universalização da educação superior no território seria através da modalidade de Educação a Distância.

Com o apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a UFMA incrementa o número de alunos tanto de graduação como de pós-graduação em 23 municípios do Estado que dão cobertura a outro importante grupo de municípios (no entorno de uns 115 municípios do Estado) se esforçando por desenvolver ao máximo de qualidade, a partir da metodologia aplicada que inclui o uso de material impresso, vídeo conferência com interatividade, apresentação de vídeo-aula e objetos de aprendizagem, Ambiente Virtual de Aprendizagem e um efetivo trabalho de professores capacitados, dos tutores on-line e presenciais.

Em um Estado com uns dos índices de inclusão digital mais baixo do país, a EAD esta preparando futuros profissionais que, além de suas competências na área do conhecimento afim, apresentam um elevado domínio do uso das ferramentas da Web. 2.0 tanto para o desenvolvimento da profissão como para viver na Era Digital de inícios do Século XXI, enfim, o Estado do Maranhão nos últimos 4 anos registra um crescente resultado no uso das TICs devido a grandes potencialidades da EAD. OBJETIVO: Mostrar para a comunidade acadêmica da EAD que a aplicação de uma EAD com qualidade garante a Formação profissional com competências tecnológicas adequadas para o Mundo do Trabalho e para a vida.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues