Sobre a DIDAAF

A Diretoria de Diversidade, Inclusão e Ação Afirmativa (DIDAAF) da UFMA é dedicada à promoção e expansão de políticas que garantam diversidade, inclusão e ações afirmativas para todos os membros da comunidade universitária. Atuamos no desenvolvimento, gestão e monitoramento dessas políticas, buscando fortalecer uma universidade comprometida com a superação das desigualdades de raça, gênero e orientação sexual, o respeito às diferenças e o combate ao racismo, violência e discriminação de qualquer natureza, assegurando direitos de cidadania e equidade.

Nosso objetivo é fomentar a equidade no ambiente universitário por meio de políticas e programas que não apenas garantam o acesso ao ensino superior, mas também promovam a inclusão e permanência de pessoas de diferentes raças, etnias, gêneros, bem como de pessoas com deficiência ou em situação de discriminação de gênero, orientação sexual, religiosa, entre outras. Buscamos criar processos formativos para reconhecer a diversidade como um patrimônio humano, cultural e social.

A DIDAAF atua para fortalecer a política de ações afirmativas, inclusão e valorização das diversidades, enfrentando todas as formas de violência nos espaços acadêmicos e administrativos da UFMA, abrangendo graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e gestão de pessoas. Nossa missão inclui também a articulação com outros organismos públicos e da sociedade civil, promovendo o diálogo e ações que assegurem o direito à diversidade, ampliem a inclusão e contribuam para uma universidade mais justa e plural.

Objetivos da Diretoria

I - Promover e concretizar políticas de promoção de igualdade e o reconhecimento das diferenças, diversidades e inclusão.

II - Articular ações que garantam o direito à diversidade, promovam a pluralidade de ideias, ampliem a inclusão e contribuam para o fortalecimento de uma política universitária comprometida com a superação das desigualdades e o respeito às diferenças;

III - Acompanhar as políticas institucionais de estímulo à permanência e assistência a estudantes integrantes de grupos socialmente discriminados;

IV - Fomentar interlocução com os movimentos sociais organizados, com vistas à construção de políticas afirmativas na universidade;

V - Articular e acompanhar a execução de programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à garantia das ações afirmativas e inclusão;

VI - Realizar campanhas sobre o tema da diversidade como prevenção a todas e quaisquer formas de preconceito e discriminação.

VII – promover campanhas sobre o tema da violência de gênero e de orientação sexual no ambiente universitário e combate como prevenção ao assedio e todas e quaisquer formas de violência.

VIII - Promover, nos diferentes âmbitos da vida universitária, ações objetivando a educação das relações étnico-raciais.