Notícias

Maternidade

UFMA divulga relatório sobre as mães da instituição

publicado: 10/03/2025 06h32, última modificação: 20/10/2025 11h23
Relatório MAPEAMENTO DAS MÃES (1920 x 1090 px).png

Em celebração ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, dia 8 de Março, o Grupo de Trabalho (GT) Acolher lança o “Relatório de Dados: resultados numéricos referentes à pesquisa sobre mães e pais de crianças pequenas na Universidade Federal do Maranhão”. Trata-se da divulgação técnica dos resultados obtidos na pesquisa realizada no semestre 2024.2.

 

O relatório traz os dados referentes às 510 respostas obtidas na pesquisa realizada por meio de um questionário aplicado a toda a comunidade universitária, disponibilizada pelos sistemas institucionais. O material poderá ser encontrado a partir de segunda-feira na página da DIDAAF (https://portalpadrao.ufma.br/didaaf/documentos) e utilizado para pesquisas acadêmicas, como referência para projetos, para apurações jornalísticas e construção de políticas públicas.

 

Para a professora Maria Gislene, que preside as atividades do GT, esse é um momento muito importante para as mulheres da universidade, que se veem reconhecidas e valorizadas. “Entendemos que criar crianças é uma responsabilidade coletiva, que envolve toda a sociedade. A universidade não pode se tornar uma barreira. Por isso, trabalhamos para construir formas de colaboração, de modo que as mães da comunidade universitária saibam que têm aliados. E que a UFMA seja reconhecida como um espaço acolhedor para as mulheres e suas crianças”.

 

O documento apresentado é o primeiro fruto do GT Acolher, que tem o objetivo de trabalhar com ações e políticas para inclusão de mães e pessoas que gestam na UFMA. O grupo é composto pelas professoras Maria Gislene Carvalho Fonseca (DIDAAF/DIGED); Vanessa Ragone Azevedo (Departamento de Economia); Lissandra Dayse Cardoso Bezerra (Diretora de Atenção à Saúde Discente); e pelas discentes representantes do Coletivo de Mães da UFMA: Brenda Vanessa Pereira Soares (Doutorado em Políticas Públicas), Kelle Rayane Pereira Dias (Comunicação Social – Jornalismo) e Karina Cecília Amorim Pereira (Ciências Sociais).

registrado em: