Notícias

PARCERIA

Universidade FM recebe móveis fornecidos pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão

publicado: 08/07/2025 15h27, última modificação: 09/07/2025 15h59
Equipe de trabalho da Seap descarrega móveis produzidos por mão de obra carcerária

A prestação de serviço faz parte de um Convênio de Cooperação celebrado entre a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU), por meio da Universidade FM, e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA).

 

A parceria prevê a divulgação de programas radiofônicos com conteúdo de utilidade pública e promoção de cidadania, produzidos pela DPE, já em veiculação ao longo da programação da emissora, conforme esclarece o defensor público-geral do Estado do Maranhão, Gabriel Furtado.

 

“O acordo é baseado em uma governança compartilhada. A Defensoria Pública está auxiliando a Rádio a se estruturar, com móveis feitos com mão de obra carcerária, e a emissora, por sua vez, está veiculando conhecimentos e vinhetas (informativas) produzidas pela Defensoria Pública”.

 

Ainda de acordo com o defensor-geral Gabriel Furtado, os móveis doados estão relacionados a um trabalho de viés social, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP).

 

“A Defensoria Pública tem um convênio com a SEAP, por meio do qual são produzidos diversos móveis. Tem um viés social, porque há a ressocialização desses presos e também a remuneração por meio desse trabalho carcerário. Através desse convênio, estamos doando mesas, painéis, armários e cadeiras para melhor estruturar a Rádio Universidade, ao mesmo tempo em que a emissora contribui com a Defensoria Pública”, disse.

 

A entrega do material aconteceu em junho, já montado nas dependências da emissora.

 

Para a diretora executiva da Universidade FM, Prof.ª Dra. do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Josie Bastos, a medida representa um importante suporte para estruturar a emissora, em termos de mobiliário.

 

“Essa parceria amplia as nossas possibilidades de trabalho, de estrutura na Rádio Universidade, pois dá melhores condições para que possamos aproveitar os espaços, e como fazer a gestão dos nossos materiais. Contamos com gaveteiros, mesas, armários, e tudo isso, obviamente, melhorando a qualidade de trabalho dos bolsistas, colaboradores e da sustentabilidade. Então, uma parceria extremamente importante, pensando num local de trabalho com essa qualidade para que possamos receber mais parceiros, mais convidados, com a Rádio Universidade - que já tem nome consolidado -, melhorando cada vez mais”, comemorou.

 

Sala de marketing e Mídias Sociais com os novos móveis fornecidos pela Defensoria Pública, produzidos com mão de obra carcerária 

 

INFORMAÇÃO

Com atenção a esse enfoque, a parceria com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão tem sido bastante frutífera para a Rádio Universidade, principalmente por possibilitar à emissora a oportunidade de apresentar aos ouvintes todo o trabalho desenvolvido pela instituição, por meio do programa Fala Defensoria, como observa o coordenador de Núcleos da 106, o jornalista Paulo Pellegrini.

 

“É um trabalho voltado para toda a população, sobretudo para aquela de baixa renda, que não pode pagar um advogado. Muitas vezes, as pessoas não sabem que têm esse direito, que esse serviço existe. E a Rádio tem amplificado bastante essas informações por meio da programação, com o programa Fala Defensoria”, ressaltou.

 

Como contrapartida, a Defensoria tem possibilitado, por meio do acordo com a SEAP, uma renovação no mobiliário da emissora.

 

“Somos uma emissora educativa, sem fins lucrativos, e esse tipo de aquisição é mais difícil para uma rádio como a Universidade. Relações como essa, envolvendo doações e parcerias, são sempre muito bem-vindas. Quem visita a Rádio e conhece o espaço pode ver que estamos com mobiliário novo, fruto de parcerias importantes, como essa com a Defensoria”, pontuou Pellegrini.

 

Equipe de trabalho da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) 

 

As colocações resultam de uma importante parceria, a seguir, avaliada de forma pelo defensor-geral Gabriel Furtado.

 

“A Defensoria avalia essa parceria como excelente, pois a Rádio Universidade permite que levemos esse conhecimento para a comunidade e para pessoas que normalmente não alcançaríamos. É uma forma de contribuir para uma sociedade melhor, promovendo mais inclusão e conhecimento jurídico”, disse o defensor-geral, complementando:

 

“Educação e direitos são pilares fundamentais da Defensoria, e essa parceria com a Rádio Universidade segue permitindo que levemos mais conhecimento a mais pessoas e comunidades. A Rádio Universidade é uma das maiores rádios do Maranhão, e tem alcance muito grande em todo o estado”, reforçou.

 

Os programas radiofônicos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão com conteúdo de utilidade pública e promoção da cidadania podem ser conferidos ao longo da programação da 106,9 FM.

(Borges Júnior)

registrado em: ,