Notícias

NO AR

Universidade FM promove palestra sobre marketing cultural e visibilidade no rádio

publicado: 08/07/2025 16h24, última modificação: 08/07/2025 16h24
Prof. Guilbert Macedo é coordenador do Curso de Design da Estácio São Luís

A Universidade FM promoveu na manhã da última segunda-feira, 7 de julho, a palestra “No Ar – Marketing Cultural em Alta Frequência”, ministrada pelo coordenador do Curso de Design da Estácio São Luís, Prof. Guilbert Macedo.

 

O evento aconteceu no Anfiteatro do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro de Ciências Sociais (CCSO), no Bacanga, voltado exclusivamente para a equipe da emissora, discutindo a importância do marketing cultural e da cultura colaborativa como caminhos para o fortalecimento do rádio.

 

A ação reuniu colaboradores, bolsistas e funcionários, com o propósito de refletir sobre as estratégias de visibilidade e sustentabilidade da emissora, reconhecida por sua programação de qualidade, jornalismo independente, e compromisso com o interesse público.

 

“A Universidade realizou hoje uma palestra sobre marketing no rádio, muito importante para seus colaboradores, abordando a relevância desse tipo de conhecimento aplicado à comunicação. O rádio segue como veículo popular de enorme impacto social, especialmente no Maranhão”, destacou o coordenador de Núcleos da 106, Paulo Pelegrini.

 

Paulo também ressaltou que a Universidade FM tem buscado, continuamente, inovação tecnológica, sustentabilidade e estratégias eficazes de apoio cultural, especialmente voltadas para as campanhas educativas e ações de interesse público.

 

Durante apresentação, Guilbert Macedo abordou o papel do rádio na era digital, o desafio da atenção em tempos de excesso de informação, e a força do rádio como mídia que surpreende e conecta, especialmente com os públicos mais jovens.

 

“Falar para a Rádio Universidade, seja numa entrevista ou numa palestra, é sempre um prazer. A emissora tem uma credibilidade que pouquíssimas marcas conseguem. Isso vem da história, da memória afetiva e do trabalho de profissionais de altíssimo nível. A Universidade FM é uma marca multiplataforma, presente no YouTube, Spotify, aplicativo próprio... e, ainda assim, mantém a essência do rádio: surpreender, informar, emocionar”, elogiou, Macedo.

 

Ele destacou ainda o paradoxo da escolha nas plataformas digitais, onde o excesso de opções, muitas vezes, impede o consumo fluido de conteúdo, e como o rádio se mantém relevante por oferecer uma programação que foge dos algoritmos e propõe descobertas.

 

“O rádio te oferece sempre algo novo, algo que você não estava procurando. Isso é poderoso. E é por isso que os jovens estão redescobrindo. A Universidade FM é um exemplo de emissora que alia credibilidade, inovação e qualidade”, complementou.

 

Colaboradores da Universidade FM em momento descontraído durante palestra na UFMA 

 

A importância dessa articulação entre Universidade, cultura e comunicação também foi ressaltada pelo pró-reitor de Administração e Finanças da Estácio São Luís, Samuel Scriviner:

 

“Para nós da Estácio São Luís, é uma grande satisfação contribuir com ações que estimulam o diálogo entre educação, cultura e comunicação. O rádio é um meio essencial de alcance social, e a Universidade FM tem um papel notável na difusão de conhecimento, prestação de serviço e valorização da cultura local. Ficamos felizes em ver um de nossos professores sendo parte dessa construção coletiva. Esse tipo de parceria é fundamental para o desenvolvimento institucional e para a formação cidadã”.

 

A diretora-geral da 106, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Josie Bastos, reforçou a importância do evento como ferramenta de formação e desenvolvimento institucional.

 

Josie também salientou que a palestra representa um ponto de partida para as ações mais práticas envolvendo toda a equipe na construção de estratégias de visibilidade e captação.

 

“Esse momento foi uma oportunidade para que todos — bolsistas, funcionários e colaboradores — compreendessem melhor o papel que podem desempenhar no fortalecimento da Rádio. Às vezes temos vontade de buscar parcerias ou apoiadores culturais, mas não sabemos por onde começar. A palestra nos deu ferramentas e informações para atuar com mais segurança, sempre respeitando a natureza e os princípios da Universidade FM”, disse.

 

Segundo Josie, a sustentabilidade da emissora depende do envolvimento coletivo da equipe. Por isso, a palestra também teve o propósito de estimular a autonomia dos colaboradores para atuarem como agentes de inovação e expansão.

 

“Chamamos um profissional experiente, o professor Guilbert Macedo, e a partir dessa troca, já estamos pensando em diversas ações práticas. O futuro da Rádio Universidade passa pelo engajamento de todos, e esse foi um passo fundamental nesse caminho. Queremos garantir uma vida longa à nossa emissora — pelos próximos 80 anos ou mais”, afirmou Josie Bastos.

 

Evento exclusivo reuniu colaboradores, funcionários e bolsistas para discutir estratégias de sustentabilidade, inovação e fortalecimento da emissora pública (convert.io)

 

INOVAÇÃO E INTERESSE PÚBLICO

A Universidade FM, vinculada à UFMA e à Fundação Sousândrade, é reconhecida por sua programação diversificada, educativa e cultural, com forte presença em multiplataformas.

 

Mais do que um veículo de comunicação, ela se posiciona como um espaço de serviço público, informação de qualidade, cultura, formação profissional e inclusão.

 

Com mais de 60 programas e funcionamento de forma ininterrupta, a emissora segue se reinventando para manter sua relevância num cenário de transformações rápidas nas formas de consumo de conteúdo.

 

Iniciativas como essa palestra reforçam esse compromisso e ampliam o diálogo interno sobre inovação, sustentabilidade e impacto social.

 

(Borges Júnior)

registrado em: ,