Notícias
COMUNICAÇÃO
Universidade FM promove capacitação de rádio em Vargem Grande
Na última terça-feira (28), o coordenador de Núcleos da Rádio Universidade FM, Paulo Pellegrini, promoveu capacitação para os radialistas da Nova FM 88,5, emissora da cidade de Vargem Grande, a 175 quilômetros de São Luís. O evento ocorreu na Escola Estadual Santos Dumont, em Vargem Grande.
📱Siga o Canal da Universidade FM no WhatsApp👆🏼
Paulo, que é jornalista e professor universitário, foi convidado pela direção da Nova FM para abordar o tema “Ética e comportamento profissional” para um público-alvo formado por locutores, operadores, colaboradores, dirigentes e assistentes administrativos da rádio.
No conteúdo, noções gerais de ética enquanto conceito, recomendações de como otimizar as relações profissionais, dicas práticas para lidar com situações de conflito, além de aspectos importantes de legislação e dos códigos de ética das profissões de radialista e de jornalista, tudo recheado com exemplos práticos e intensa interação dos participantes.
“Foi um momento muito enriquecedor, que pôde proporcionar o compartilhamento de informações e de sentimentos, e muita troca de experiências entre a nossa vivência como rádio universitária e a deles em um contexto em que o rádio conserva importância fundamental no dia-a-dia das pessoas”, afirma Paulo Pellegrini.
Nas seis horas de encontro, houve oportunidade para tirar dúvidas também sobre aspectos técnicos do rádio, como dicas para produção de programas, organização da grade de programação e a conscientização sobre a responsabilidade da profissão.

Para a locutora, cinegrafista e assistente administrativa da Nova FM, Josy Silva, a capacitação foi extremamente proveitosa.
“Foi uma experiência muito boa e gratificante, onde o professor enfatizou a importância da Ética no Jornalismo e o compromisso do locutor com o ouvinte e também com a emissora. Sentimento é só de gratidão aos diretores”, agradece.
Ela ressaltou que o evento serviu como estímulo para a continuidade do trabalho.
“Eu apresentava um programa aos sábados e domingos, que eu tinha desistido, uma difícil decisão, mas com essa formação e as palavras do professor, me senti incentivada a voltar a apresentar novamente o programa”, celebra a radialista.
O diretor da rádio Nova FM 88,5, Mathias Barros, comemorou o resultado do encontro.
“Dedicamos esse primeiro momento para essa conversa mais voltada ao senso de responsabilidade e comprometimento, e foi muito produtivo. Vamos agendar mais etapas voltadas a condução dos programas, locução, testemunhais e outras práticas”, conclui, Mathias.