Notícias
Universidade FM recebe a coordenadora-geral do Festival Guarnicê de Cinema
O programa Santo de Casa, da Rádio Universidade 106,9 FM, recebeu, nesta sexta-feira, 14, a diretora de assuntos culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Rosélis Barbosa Câmara, coordenadora-geral do Festival Guarnicê de Cinema. Durante a entrevista a Gisa Franco, ela compartilhou detalhes sobre a 48ª edição do Festival, que será realizado de 1º a 8 de agosto, com formato híbrido.
A diretora explicou que as inscrições para as mostras competitivas estão abertas até o dia 30 de março e podem ser realizadas pelo site guarnice48.ufma.br. Os realizadores de filmes brasileiros, ibero-americanos e de países de língua portuguesa podem se inscrever em diversas categorias. “Nós estamos trabalhando com um comitê de pré-seleção muito qualificado, são pessoas do Brasil inteiro para fazer essa seleção e oferecer uma programação de qualidade”, comentou.
O Festival também possui mostras competitivas com regulamento próprio: “Faz Todo Sentido”, “Jogos Digitais” e “Universitária”, que foi implementada em 2024. Além das mostras competitivas, Rosélis destacou a realização de mostras paralelas. “Produções inscritas que não participam das Mostra Competitivas, também são exibidas baseadas em temáticas da sociedade, como meio ambiente, direitos das mulheres, LGBTQIA+, povos originários e outras questões que precisam ser discutidas”.

O Festival Guarnicê também terá ações voltadas para a formação de plateia e o Seminário Cine Guarnicê, que tem por objetivo debater o cinema de forma aprofundada. O formato híbrido do Festival garante que as ações cheguem a um público ainda maior. “No ano passado, por meio da nossa plataforma, foram 48 países que, em algum momento, acessaram o festival. É exatamente fruto desse trabalho da Universidade. É um festival do Maranhão, do Brasil e do mundo”, observou.
A diretora Rosélis destacou que Guarnicê de Cinema é o mais antigo do Nordeste e o quarto mais antigo do Brasil. “São quase cinquenta anos de história. A Universidade entende a importância, a Proec abraça esse projeto para irmos cada vez mais longe. É um festival que começou lá em 77, de forma pequena e que só cresce a cada ano”, concluiu.
O programa Santo de Casa é veiculado pela 106,9 FM, de segunda a sexta-feira, das 11h ao meio-dia, com apresentação de Gisa Franco.
Por: Rildo Corrêa - Universidade FM
Fotos: Kariny Rineiro - Universidade FM
Revisão: Jáder Cavalcante