Notícias
CARNAVAL
Universidade FM e Web Rádio Alô Maranhão realizam transmissão na Passarela do Samba Chico Coimbra
Desde quinta-feira (19), a emoção do Carnaval já ecoa na Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário, com a cobertura especial da Rádio Universidade FM em parceria com a Web Rádio Alô Maranhão.
🟥Siga o Canal da Universidade FM no WhatsApp📱👆🔔
As emissoras acompanham até domingo todos os desfiles das escolas de samba e blocos tradicionais e organizados de São Luís, levando ao público cada detalhe dessa grande celebração da cultura maranhense, Evento promovido pela Prefeitura de São Luís.
Para a Rádio, a transmissão é mais do que uma cobertura jornalística — é uma afirmação de identidade.
“Para a Rádio Universidade é sempre um privilégio, um orgulho fazer a transmissão dos desfiles da Passarela do Samba, porque é um material que representa a nossa identidade. A identidade da cultura do Maranhão e, por consequência, da própria linha musical da emissora”, destaca o coordenador de Núcleos da 106, jornalista Paulo Pellegrini.
Ele ressalta que o Carnaval da passarela é o que mais dialoga com a proposta da Universidade FM.
“Posso dizer que o Carnaval que mais interessa à Rádio Universidade é esse da passarela, que tem a presença dos blocos organizados, dos blocos tradicionais, dos blocos alternativos e das escolas de samba centenárias do Maranhão. Esse é o material de trabalho que a Rádio toca, não só no período carnavalesco, mas durante todo o ano, em programas como o Maranhão Popular e em toda a nossa programação”.
MULTIPLATAFORMA
Especialista em carnaval, o jornalista e radialista Joel Jacinto há décadas dá ampla cobertura ao carnaval de passarela em São Luís. Em 2026, não foi diferente. O apresentador do Samba Pede Passagem, programa da Universidade FM, que vai ao ar nas tardes de sábado, seguiu divulgando essa importante manifestação cultural.
“O Samba Pede Passagem sai na frente todos os anos, na cobertura e no lançamento dos temas dos Blocos Tradicionais e das Escolas de Samba. E, ao longo do segundo semestre, a partir de setembro, vamos divulgando os sambas-enredo e os sambas-tema que são lançados — tanto os das Escolas de Samba maranhenses quanto os do Rio de Janeiro, além dos sambas-tema dos Blocos Tradicionais”, ressalta.
Durante a cobertura, há destaque também para outras manifestações do carnaval maranhense. “Além de divulgarmos as músicas dos nossos Blocos Alternativos e das Tribos de Índios, tocamos músicas do Jegue Folia, do Bicho Terra e da Confraria do Copo. É uma divulgação geral do carnaval maranhense por meio do Samba Pede Passagem”, observa Joel Jacinto.
Este ano, a cobertura acontece pelo dial 106,9 FM e também pelo canal no YouTube da Web Rádio Alô Maranhão, por meio da Equipe Maranhão Popular, coordenada pelo jornalista Jonas Mendes, colaborador da emissora, no programa “Maranhão Popular”, que vai ao ar aos sábados, de 6h às 8h da manhã.
Jonas destaca a importância da parceria para ampliar o alcance da festa:
“É uma grande satisfação integrar essa cobertura ao lado da Rádio Universidade. Estamos unindo forças para garantir que o público acompanhe cada desfile, cada emoção da avenida. O Carnaval da Passarela Chico Coimbra é patrimônio cultural do nosso povo e merece essa visibilidade”.

DESFILES
Os desfiles das escolas de samba seguem nesta sexta-feira e sábado, com início previsto para às 22h. Ao todo, oito escolas entram na avenida, cada uma com 1h15 para apresentação.
Sexta-feira (20):
Mocidade da Ilha
Terrestre do Samba
Império Serrano
Turma de Mangueira
Favela do Samba
Sábado (21):
Túnel do Sacavém
Unidos de Fátima
Marambaia
Turma do Quinto
Flor do Samba
As agremiações prometem levar para a avenida enredos marcantes, fantasias luxuosas e o ritmo contagiante que faz do Carnaval de São Luís um espetáculo único.
BLOCOS TRADICIONAIS E ORGANIZADOS
Os blocos também são destaque na programação. Cada um tem 20 minutos para apresentação.
Na sexta-feira e no sábado, desfilam os blocos tradicionais do Grupo B, com 19 na passarela nos dois dias de evento.
Já no domingo (22), é a vez dos blocos tradicionais do Grupo A. A programação começa a partir das 17h, com 17 blocos previstos para desfilar pela avenida.
Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), a programação contempla também manifestações, como as com o brilho das fantasias e da batida forte dos grupos de tambor de crioula, que reforçam a presença das tradições afro-maranhenses no contexto carnavalesco, fortalecendo ainda mais a identidade cultural local.
GRATUITO
O acesso às arquibancadas da Passarela do Samba Chico Coimbra é gratuito, feito por meio de catracas. No entanto, há limite máximo de público, garantindo organização e segurança durante os quatro dias de festa. Com transmissão ao vivo pela Rádio Universidade FM e pela internet, por meio da Web Rádio Alô! Maranhão, a Rádio Universidade FM reafirma seu compromisso com a valorização da cultura popular, levando o som dos tamborins, das baterias e das vozes maranhenses para todos os cantos, dentro e fora da avenida.
(Borges Júnior)