Notícias

TUDO SOBRE SAÚDE MENTAL

Psicóloga alerta para consequências do abuso sexual de crianças e adolescentes

publicado: 21/05/2025 12h13, última modificação: 21/05/2025 22h04
18_DE_MAIO.jpg

A Universidade FM recebeu a psicóloga, gestalt-terapeuta e especialista em educação para saúde, Camila Campos, para gravação do mais novo episódio do programa “Tudo Sobre Saúde Mental”.

 

O tema foi abuso sexual de crianças e adolescentes, crime que pode afetar profundamente o desenvolvimento emocional das vítimas, abordando as consequências que comprometem a saúde mental, subjetividades e relações interpessoais ao longo da vida.

 

“É importante ter um olhar muito atento para comportamentos que podem indicar que a criança é uma suposta vítima. Normalmente, crianças inseridas em um ciclo de violência têm mudanças comportamentais muito visíveis, por isso é necessário ouvir e fazer um acolhimento da fala da criança. Às vezes, ela não tem compreensão do que está acontecendo, e essas alterações comportamentais fazem com que a gente compreenda que algo inadequado está acontecendo”, disse Camila.

 

Ao descobrir que uma criança ou adolescente é ou foi vítima de abuso, é importante que os pais ou responsáveis busquem um tratamento psicológico com um profissional qualificado, para que as consequências psicológicas sejam amenizadas.

 

A psicóloga também comentou sobre como essa forma de violência não se limita por marcadores sociais:

 

“A violência contra crianças e adolescentes é multifacetada, então ela acaba rompendo com muitos dos paradigmas sociais, questões de gênero, etnia ou econômicas, então é difícil identificar a partir dessas preconcepções”, disse.

 

Abordar consequências psicológicas do abuso sexual de vítimas menores de idade ajuda na conscientização desse problema que é tabu, mas que só pode ser resolvido se tratado com a devida atenção e seriedade.

 

O programa “Tudo Sobre Saúde Mental” conta com apoio do Instituto Pangeia, com o objetivo de propagar informações com apoio de profissionais da área, às terças, 9h, na programação da Universidade FM.

 

(Theophilo Moraes)

 

 

 

registrado em: , , ,