Notícias
COMUNICAÇÃO
UFMA inicia terceira turma do Curso de Media Training para pesquisadores da FAPEMA

O Curso de Media Training integra o projeto “Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão”, e tem como objetivo auxiliar pesquisadores na apresentação das investigações de forma clara ao grande público, bem como se comunicar eficazmente com a imprensa, contribuindo para a ampliação das possibilidades de divulgação científica.
O acordo de cooperação técnica faz parte de uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio de seu sistema de comunicação, que inclui a TV UFMA e a Rádio Universidade FM, e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
Pesquisadoras e pesquisadores da Fapema acompanham palestra de abertura da 3ª turna do Media Training
As atividades do curso direcionadas a pesquisadores financiados pela FAPEMA foram iniciadas na segunda-feira (9). A abertura contou com uma breve explanação da diretora-executiva da Universidade FM, Prof.ª Dra. do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Josie Bastos.
“É uma iniciativa extremamente importante. Já estamos na terceira turma, e faremos dez no total. Essas turmas fazem parte do nosso acordo de cooperação técnica com a FAPEMA. A partir desta terceira turma, nós ampliamos o projeto e estamos convidando também parceiros da TV UFMA, da Rádio Universidade e da própria FAPEMA, para que esses parceiros possam divulgar essas informações e possamos expandir o curso, mostrando o potencial da comunicação institucional na preparação dos porta-vozes da divulgação científica”, observou Josie.
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
Também esteve presente o diretor científico da FAPEMA, Cristiano Capovilla, que destacou a importância da parceria com a UFMA para a promoção do curso.
Diretor científico da Fapema, Cristiano Capovilla, participou do início dos trabalhos da nova turma
“Essa parceria é um sucesso absoluto entre a FAPEMA, a Rádio Universidade e a TV UFMA. Ela se insere dentro de uma linha de ação da FAPEMA chamada ‘Popularização da Ciência’, e tem como função qualificar gestores, pesquisadores e funcionários públicos para efetivar e divulgar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação no estado do Maranhão. É preciso que a opinião pública, que os cidadãos, saibam exatamente onde os recursos estão sendo investidos. E, para isso, nada mais importante do que utilizar os meios de comunicação. A ideia é capacitar esses agentes e pesquisadores para divulgar suas pesquisas e ampliar o conhecimento sobre ciência, tecnologia e inovação produzidos no estado do Maranhão”, avaliou, Capovilla, que também participará do curso.
“Eu também vou participar, porque também preciso me capacitar. E, claro, os profissionais que estão ministrando os cursos são os melhores, grandes formadores de recursos humanos, de alto nível na área da comunicação no Maranhão”.
Mais uma vez, as atividades do curso foram abertas pela professora adjunta do Curso de Comunicação Social da UFMA, Luiziane Silva Saraiva.
“Hoje fizemos a contextualização do que é o curso. O ponto central da nossa conversa é o relacionamento com a imprensa, para que os pesquisadores compreendam a importância do treinamento e o cenário em que ele se insere. É essencial entender a proposta do curso e preparar os pesquisadores para outras áreas, dentro dessa proposta macro de formação de porta-vozes”, disse.
Refletindo sobre a relevância da iniciativa, a bibliotecária, pesquisadora, gestora e professora da UFMA, Suênia Oliveira Mendes, comentou:
“Assistindo à primeira aula, percebo que a importância é fundamental, pois está diretamente ligada à popularização da ciência. Se ficarmos apenas dialogando entre os pares, essa pesquisa não se tornará ciência — ela não ultrapassa os muros da Universidade. O curso potencializa esse processo, pois orienta sobre o que comunicar, como comunicar, quando comunicar e com quem comunicar. Esse processo, esse caminho, é o que o curso nos oportuniza e potencializa, para que consigamos dialogar com a sociedade”, reconheceu.
O curso de Media Training UFMA-FAPEMA é gratuito e a programação conta com 10 turmas. As atividades incluem oficinas, rodas de conversa com profissionais da imprensa, unindo teoria e prática em comunicação.
Para participar das próximas turmas, os interessados devem ficar atentos às informações disponíveis nos sites da Universidade FM, UFMA e FAPEMA.
(Borges Júnior)
Imagens: Fapema