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PARCERIA

UFMA e FAPEMA encerram primeiro módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Media Training

publicado: 14/04/2025 14h44, última modificação: 22/05/2025 14h27
Prof. Saylon Sousa orienta os participantes em simulação de entrevista.jpg

A iniciativa faz parte do projeto “Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão”, uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

As atividades do Curso de Aperfeiçoamento em Media Training, ofertado aos pesquisadores da Fapema, ocorreram durante a última semana, de segunda a sexta, de 8h às 12h30, no anfiteatro do Curso de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais (CCSo), Cidade Universitária Dom Delgado, no Bacanga.

O objetivo é ampliar e aprimorar as ações de disseminação de pesquisas científicas no Maranhão, utilizando as plataformas de comunicação da UFMA, como a Universidade FM, a TV UFMA e a Diretoria de Comunicação (DCom), além das mídias sociais da instituição.

Durante as atividades, o superintendente de Comunicação da UFMA, Prof. Pablo Monteiro, destacou o know-how dos facilitadores:

Os profissionais, além do conhecimento acadêmico-científico, possuem também vasta expertise e experiência de mercado na área. Dessa forma, podem contribuir para o aperfeiçoamento dos nossos pesquisadores quanto à divulgação científica”, disse.

Participantes integram rotina técnica em estúdio da TV UFMA

Pablo também ressaltou a importância da adequação da linguagem às plataformas de comunicação da UFMA, nesse processo.

É preciso que coloquemos, para além das cercanias da instituição, todo o conhecimento que nela é produzido. E nada melhor do que adequar conteúdo, linguagem e formato dessas informações aos públicos: Rádio (Universidade FM), TV (TV UFMA) e mídias sociais. Esse é o tripé trabalhado: como adequar essas informações e divulgar as pesquisas desenvolvidas nesses três veículos”, afirmou.

Representando o presidente da Fapema, Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho, o diretor administrativo e financeiro da instituição, Arnodson Campelo, reforçou a importância da parceria com a UFMA:

A Fapema está nessa parceria com a UFMA porque entendemos que nossos pesquisadores têm competência destacada na escrita de projetos, mas que, a cada dia, podem melhorar sua apresentação e desenvolvimento com a mídia. Para que isso aconteça, essa parceria é fundamental, pois contribui diretamente com nossos pesquisadores”, ponderou.

Para a diretora da Universidade FM e coordenadora geral do projeto, Prof.ª Dra. do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Josie Bastos, a qualidade da informação está diretamente ligada à capacitação de quem a transmite.

Falar de divulgação científica é dar mais qualidade à informação. É capacitar quem vai transmitir essa informação: professores, pesquisadores das universidades e das instituições públicas e privadas do estado. Então, para melhorar a divulgação científica, é preciso aperfeiçoar o mecanismo de comunicação entre jornalistas e pesquisadores”, avaliou.

Pesquisadores experimentam atividades no Laboratório de Rádio da UFMA

Media Training

A capacitação é composta por cinco módulos e tem como meta alcançar 150 pesquisadores da Fapema. Para isso, conta com o suporte de mais de 20 bolsistas.

Neste primeiro módulo, atuaram como facilitadoras, as Prof.as Dra. do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Luisiane Saraiva e Cecília Leite (diretora/TV UFMA).

Também participaram como facilitadores: o Prof. Dr. do IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), Rômulo Gomes; o diretor de Núcleos da Universidade FM, jornalista, Paulo Pellegrini; e o Prof. Me. do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Saylon Sousa, responsável pela parte prática do curso.

As atividades práticas foram desenvolvidas no Laboratório de Rádio do Curso de Comunicação Social, e na TV UFMA.

Após a fase teórica, os pesquisadores participaram de simulações de entrevistas, enfrentando questionamentos típicos das mídias sonora e audiovisual.

Vamos realizar dois momentos em estúdios de rádio e de TV, com o diferencial da prática da comunicação científica: romper com o rigor da linguagem acadêmica para torná-la compreensível ao público geral. Pensando nisso, também abordamos a forma de se comportar de acordo com cada mídia”, explicou, o Prof. Saylon Sousa.

Ele também destacou a importância da parceria:

Quando temos uma entidade fomentadora, como a Fapema, trabalhando para capacitar e aperfeiçoar seus pesquisadores, isso valida o papel do pesquisador e mostra à sociedade a preocupação dessas instituições em comunicar uma ciência de qualidade”, afirmou.

Atenta a essas declarações, estava a pesquisadora e graduanda do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Kamily Botelho. Ela desenvolve uma iniciação científica intitulada: Lélia Gonzalez: a democracia e discussões a partir da categoria político-cultural de Amefricanidade, com financiamento da Fapema.

Durante a formação acadêmica, ficamos muito presos a termos técnicos. Precisamos fazer com que eles também sejam compreendidos pela população em geral, para que cada pessoa entenda a importância das pesquisas desenvolvidas na universidade. Nesse sentido, o media training foi fundamental para minha formação e para esse trato com a mídia”, destacou, a pesquisadora.

(Borges Júnior / Imagens: Kariny Santiago)

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