Notícias

MEIO AMBIENTE

UFMA assina acordo com UEMA, UEMASUL e IFMA para criação de Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos

publicado: 12/06/2025 12h02, última modificação: 13/06/2025 08h12
Projeto busca criar regras e procedimentos para o manejo adequado dos resíduos gerados pelas quatro instituições (Foto: DCom/UFMA)

Representantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) se reuniram na manhã da última quarta-feira, 11, no auditório do Palácio Cristo Rei, Praça Gonçalves Dias (Centro), para a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica para a criação do Comitê de Gestão de Resíduos Sólidos das Instituições de Ensino Superior do Maranhão. 

 

O projeto busca criar regras e procedimentos para o manejo adequado dos resíduos gerados pelas quatro instituições, com foco em ações ambientalmente responsáveis, desde a geração até o destino final.

 

As quatro instituições vão se reunir para discutir formas e parcerias públicas e privadas para dar um fim ambientalmente sustentável aos resíduos. E uma das formas, é por meio da gravimetria de resíduos, método usado para determinar a composição de resíduos sólidos através do cálculo do peso de cada componente.

 

A assinatura do documento contou com o reitor da UFMA, Fernando Carvalho; o vice-reitor da UEMA, Paulo Henrique Aragão; a reitora da UEMASUL, Luciléa Ferreira Lopes, e o diretor executivo no exercício da reitoria do IFMA na ausência do reitor Carlos César, o Prof. Dr. Gedeon Silva Reis.

 

“Nós estamos aqui com as principais instituições de ensino superior do Maranhão para criar o Comitê Interinstitucional de Gestão de Resíduos Sólidos, mas a gente entende que esse comitê é apenas o início de um grande programa entre as instituições na área de sustentabilidade, e também onde serão discutidos os planos diretores de logística sustentável de cada instituição, otimizando as ações conjuntas entre as instituições, e, com certeza, quem vai ganhar com isso é o Maranhão, porque vamos ter uma melhoria na sustentabilidade socioambiental do nosso estado”, disse o reitor da UFMA, Fernando Carvalho.

 

Representantes da UFMA, UEMA, UEMASUL e IFMA após assinatura do documento (Foto: Theophilo Moraes)

 

“É um marco importante para o Maranhão, a criação e o lançamento deste Comitê Interinstitucional. São quatro instituições de ensino que se juntam para praticar em comum acordo uma política ambiental. A UFMA, através do nosso Reitor Fernando Carvalho, abraça a nossa iniciativa e mostra à sociedade que as instituições participantes estão em um caminho bom na gestão ambiental. E além disso, vamos mostrar para a sociedade que temos saída para os problemas ambientais, não apenas no contexto acadêmico, mas no contexto geral”, disse o representante da UFMA no Comitê Interinstitucional de Gestão Resíduos Sólidos das Instituições de Ensino Superior, Jorge Carvalho.

 

META

O acordo tem como finalidade elaborar e implementar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que atenda à Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

A assinatura confirma que o Comitê vai durar, no mínimo, dois anos, podendo ser renovado posteriormente.

 

“Dentro das instituições, já existem os comitês internos com nomeações já feitas e já participando de algumas atividades. Mas, hoje, nós celebramos a preocupação dessas instituições de nível superior com uma problemática de termos mundiais e locais de grande necessidade de atenção técnica e científica. Então, institucionalmente, cada um vai ter condições de trabalho internas, e aqui também entre as instituições”, pontuou a reitora da UEMASUL, Luciléa Ferreira.

 

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Wall, também esteve presente no ato.

 

Theophilo Moraes

registrado em: ,