Notícias
RÁDIO OPINIÃO
UEMA cria e implanta 14 novos cursos para capital e interior
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está ofertando 14 novos cursos de graduação, com início previsto para os semestres de 2026, ampliando a oferta de ensino superior em 12 municípios maranhenses.
Esses cursos abrangem áreas como saúde, tecnologia, ciências humanas, economia, educação, acessibilidade, bacharelado e licenciatura.
Entre os novos cursos, destacam-se áreas inovadoras, como Inteligência Artificial, além de cursos tradicionais como Psicologia, Educação Especial, Ciências Econômicas, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Engenharia da Computação, Nutrição, Serviço Social, Letras Libras, Enfermagem, Educação Física e Agronomia.
A escolha dos cursos considera demandas locais e empregabilidade, especialmente no interior do estado.
Interiorização do ensino:
A maioria dos novos cursos será implantada em campi do interior, fortalecendo a capilaridade da UEMA e respondendo a necessidades específicas de cada região, como a criação de Agronomia em Colinas e Educação Física bacharelado em São João dos Patos.
A professora destaca a importância da universidade como espaço de produção de conhecimento e formação de profissionais essenciais para a sociedade, defendendo o papel da ciência e a necessidade de diálogo com as novas gerações, especialmente diante do negacionismo científico e do avanço das redes sociais1.
Formação humanizada:
Além da profissionalização, a UEMA busca promover uma formação humana, preparando os alunos para atuar de forma ética e responsável, inclusive em áreas de alta tecnologia como Inteligência Artificial, que terá curso pioneiro em São Luís a partir de 2026.1.
Confira entrevista com a pró-reitora de Graduação da UEMA, Prof.ª Dra. Monica Piccolo Chaves: