Notícias
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO
Projeto UFMA/FAPEMA é destaque em afiliada da Rede Globo
O projeto "Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão" é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado em 21 de janeiro de 2025 entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
📱Siga o Canal da Universidade FM no WhatsApp👆🏼
Uma parceria bem-sucedida, com números relevantes em apenas sete meses de desenvolvimento das atividades. Nesse curto período, o projeto alcançou a marca de 326 pesquisadores maranhenses cadastrados e mais de 180 mil visualizações em conteúdos veiculados pelo Sistema de Comunicação da UFMA — Rádio Universidade FM, TV UFMA, assessoria de comunicação e redes sociais.
Esses números robustos fizeram com que o projeto da Universidade Federal do Maranhão ganhasse destaque em uma das afiliadas da Rede Globo, a TV Mirante. As gravações ocorreram na sexta-feira, 17 de outubro, e a reportagem foi exibida no JMTV Primeira Edição, no sábado, 18.
*Confira a matéria em https://globoplay.globo.com/v/14023428/
Durante a reportagem, destacou-se o Curso de Media Training, voltado à capacitação de pesquisadores para lidar com os meios de comunicação. O objetivo é prepará-los para conceder entrevistas e explicar seus estudos de forma clara e acessível, alcançando, assim, camadas específicas da sociedade. Estruturado em cinco módulos, com ênfase na produção e adaptação de conteúdos para rádio, TV e redes sociais, o curso alia teoria e prática.
A reportagem revelou à sociedade que, por meio do curso, os pesquisadores têm a oportunidade de aliar teoria à prática nas atividades realizadas nos estúdios da Rádio Universidade e da TV UFMA.
Para o superintendente de Comunicação da UFMA, Pablo Monteiro, o interesse da TV Mirante — uma das afiliadas da Rede Globo — é reflexo do sucesso da iniciativa.
"Esse momento representa o cerne do projeto e destaca sua relevância para a sociedade. Uma das maiores emissoras do estado cobrindo esse projeto demonstra que a divulgação científica e a ciência produzida são impactantes para a população. Como resultado, nada mais justo do que mostrar à sociedade como esse conhecimento é produzido e os bastidores desse processo. Essa cobertura é, portanto, um reflexo de um projeto que está dando certo. Estamos conseguindo levar aos veículos de comunicação o conhecimento produzido aqui para a sociedade”, observou.
Avaliação semelhante foi feita pelo presidente da FAPEMA, Nordman Wall Barbosa de Carvalho:
"É a divulgação científica acontecendo, com atenção aos impactos dos nossos projetos. Quando uma afiliada de uma das maiores emissoras do Brasil se interessa pelo projeto, temos uma grande oportunidade de ampliar a divulgação da produção científica maranhense, sempre com foco na qualidade das nossas produções. Relevância, interesse e importância, com a possibilidade de levar nossa ciência para todo o país”, ressaltou.

Prof. Pablo Monteiro (SCE-UFMA), Nordman Wall (FAPEMA), Profa. Josie Bastos (Universidade FM e Prof. Saylon Sousa (UFMA) no encerramento do módulo 7 do Media Training
NÚMEROS
Os dados apresentados incluem ainda a produção de mais de dois mil conteúdos já publicados, ultrapassando a marca de mil posts digitais divulgados nas redes sociais do Sistema de Comunicação da Universidade.
A partir do projeto, pesquisadores que estudam temas ligados à realidade local encontram espaço para divulgar seus trabalhos ao grande público, por meio do Sistema de Comunicação da UFMA.
Uma dessas pesquisadoras, que já participou do Curso de Media Training, foi a pós-graduanda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA, Odla Albuquerque.
“A participação no curso, durante o mês de julho, foi fundamental para que eu pudesse refletir sobre como levar à sociedade aquilo que estou pesquisando. De forma mais simples, mais acessível e que ultrapasse os muros da universidade. Sou muito grata a essa oportunidade oferecida pela FAPEMA, pela UFMA e pela Rádio Universidade. Pudemos ver todo o nosso potencial como pesquisadores, e como o que aprendemos, pesquisamos e produzimos pode ser útil à sociedade, que deve usufruir dos benefícios das nossas pesquisas”, pontuou Odla Albuquerque.
O projeto representa também uma oportunidade significativa de aprendizado e profissionalização. Conta com 26 bolsistas — entre professores, estudantes, técnicos da UFMA e profissionais da comunicação — todos envolvidos na produção de conteúdo.
Isso resulta em formação prática e de excelência dos estudantes, com foco na inserção no mercado de trabalho. Para os profissionais da comunicação científica, o projeto oferece oportunidade de atualização e aprimoramento constante.
Dentre os professores que integram o projeto está o professor-mestre do Departamento de Comunicação Social da UFMA, Saylon Sousa, um dos docentes do curso e responsável pela parte prática das atividades no laboratório de rádio da UFMA, nos estúdios da Rádio Universidade e da TV UFMA.
“É importante considerar que os nossos pesquisadores podem ganhar visibilidade nacional e divulgar sua produção científica para além do Maranhão. Existe também a possibilidade de evidenciar como o estado tem promovido o trabalho dos pesquisadores, oferecendo suporte para que comuniquem melhor seus estudos. Destaco ainda a chance de transformar esse projeto em modelo para outros estados, por meio de outras universidades e fundações de amparo à pesquisa”, ponderou, ressaltando a cobertura da TV Mirante.
O projeto, por si só, já expressa sua relevância e caráter inédito para o Maranhão — e, quem sabe, para o Brasil. Os resultados apresentados demonstram o entusiasmo com a ciência produzida no estado e como ela pode alcançar mais pessoas quando comunicada com esmero e qualidade.
Para a professora do Departamento de Comunicação Social, coordenadora do projeto e diretora-geral da Universidade FM, Josie Bastos, a sugestão de pauta à afiliada da Rede Globo está ligada ao pioneirismo de uma iniciativa que pode ser replicada nacionalmente, tendo a UFMA e a FAPEMA como base.
“Nossa proposta ao convidar a TV Mirante é mostrar um projeto inédito de uma universidade, que reúne em um pool de comunicação 26 bolsistas e promove, em oito meses, a capacitação de 100 pesquisadores, com mais de 300 pessoas inscritas. Isso também se reflete no volume e no engajamento gerado. É uma ação gratuita, feita pela UFMA e FAPEMA, para preparar professores-pesquisadores e estimular a iniciação científica”.
A professora Josie Bastos complementa que “o projeto é também uma forma de a UFMA e a FAPEMA prestarem contas à sociedade. Estamos aqui para divulgar, mas também para preparar. Ao observarmos a sinergia entre as equipes, o engajamento de pesquisadores e professores, levamos essa pauta inédita à TV Mirante, afiliada da Rede Globo, com o intuito de ampliar a visibilidade do projeto. E, quem sabe, transformar isso em uma ação institucional de outras universidades, tendo UFMA e FAPEMA como referência”, esclareceu.
Essas afirmações sustentam a declaração do presidente da FAPEMA, Nordman Wall , ao falar sobre ampliar a iniciativa.
“Acredito que esse tipo de trabalho é extremamente importante para a divulgação da pesquisa, da ciência e da nossa tecnologia. A FAPEMA se sente muito honrada por fazer parte dessa iniciativa e pretende continuar esse trabalho, expandindo-o para o interior do estado. Precisamos buscar isso, pois é por meio da divulgação que podemos incluir mais pessoas na ciência. Por isso, vamos renovar o projeto e ampliá-lo para o interior”, destacou.

Pesquisadores da FAPEMA durante o Media Trainig do projeto "Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão"
OPORTUNIDADE
O Curso de Media Training tem previsão de formar até dez turmas, oferecendo vivências práticas com simulações de entrevistas, produção de conteúdo multiplataforma e orientações sobre como tornar a pesquisa mais visível à sociedade.
As próximas turmas e atividades do projeto serão divulgadas nos canais oficiais da UFMA, da FAPEMA e nos veículos parceiros. Inscreva-se no banner de destaque na capa do site da Universidade FM ou diretamente no link
(Borges Júnior)
Fotos: Fabianne Matos