Notícias
MARKETING
Prof. Sérgio Cutrim ministra workshop de estratégias de marketing na Universidade FM
A
Universidade FM realizou na última terça-feira (22) um workshop destinado aos funcionários e bolsistas da emissora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Fundação Sousândrade (FSADU), com foco em estratégias de marketing e parcerias.
Ministrada pelo Prof. Sérgio Cutrim, Dr. em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Governança Ambiental Social e Corporativa, a palestra começou com a apresentação do currículo e jornada profissional empresarial. Em seguida, elencou um conjunto de possíveis estratégias para a Rádio e valorização da marca.
“A Rádio Universidade possui uma grande aceitação na nossa sociedade, vai completar 40 anos e possui muito valor no conteúdo entregue. Então, é preciso ter uma atitude mais proativa, de prospecção e de planejamento comercial e de marketing, para ofertar à sociedade os produtos e o valor que a Rádio consegue entregar aos ouvintes. Hoje, nós temos vivido um tempo de hiperconectividade, e a Rádio tem condição de agir como plataforma de solução de comunicação, e não apenas os produtos da Rádio, mas, outros, como podcasts, cursos, treinamentos, eventos e soluções personalizadas”, disse Cutrim.

O workshop Impulsione sua marca reuniu colaboradores da 106 no Laboratório de Rádio do Curso de Comunicação da UFMA
ESTRATÉGIA
A programação é uma iniciativa da diretora executiva da 106, Prof.ª Josie Bastos, como parte de uma sequência de ações internas que têm como objetivo pensar em estratégias para a sustentabilidade da empresa.
“Todos nós queremos que a Rádio viva mais 40, mais 50 anos, então precisamos estar cientes e informados das nossas possibilidades, porque a Rádio já tem uma marca com credibilidade no mercado. Então, nós já temos o mais importante, porque demora anos para uma empresa ou uma instituição se consolidar dessa forma. O que nós precisamos, agora, é aprimorar isso, e fazê-lo, por meio da informação”, reforçou, Josie.
Em um dos momentos do workshop, o Prof. Cutrim sugeriu uma dinâmica que envolveu a participação de todos os funcionários e bolsistas presentes, que se dividiram em grupos para pensar em novas estratégias para a emissora, incluindo ideias de todos.
“O workshop com participação do Prof. Sérgio Cutrim foi uma excelente oportunidade para despertar em todos os colaboradores da Rádio a importância do fortalecimento da nossa marca perante à sociedade na busca de parceiros. A gente sabe que, por ser educativa e pública, a Rádio Universidade tem muitas limitações na captação de recursos como emissora não-comercial, o que exige grande criatividade para contribuir com a nossa sustentabilidade. Então, esses eventos são importantes para sustentar técnicas, incentivos e estímulos na nossa comunidade, para que a gente possa somar no mantimento da 106 e da qualidade da programação, a diversidade dos programas e o respeito à audiência, através da qualidade do que nós oferecemos”, disse o coordenador de Núcleos, Paulo Pellegrini.
(Theophilo Moraes)