Notícias

PARCERIA

Primeiro módulo do media training UFMA/FAPEMA atinge 100% de aprovação

publicado: 05/05/2025 15h28, última modificação: 22/05/2025 14h23
Imagem do WhatsApp de 2025-05-05 à(s) 15.23.56_5fa369af.jpg

É o que demonstram os dados de uma pesquisa de satisfação voltada para o curso Media Training, iniciativa que integra o projeto “Estratégias de Comunicação para o Fortalecimento da Divulgação Científica no Estado do Maranhão”, desenvolvido a partir de uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

 

O levantamento indicou 100% de satisfação dos inscritos com o conteúdo abordado, com didática dos professores e atividades desenvolvidas — acerto inteiramente relacionado à importância do tema: o media training.

 

Trata-se de uma pauta primordial nos dias atuis, para que especialistas e fontes de informação possam realizar o trabalho de divulgação de assuntos e elementos científicos, revelando dados de maneira mais precisa e eficiente ao público de interesse.

 

Essa relevância também passa pela divulgação científica, que pressupõe informações mais detalhadas e complexas, muitas vezes não compreendidas pelas pessoas comuns, quando tratadas com uma linguagem menos objetiva.

 

Daí a importância da promoção do curso Media Training, iniciativa que busca ampliar e aprimorar as ações de disseminação de pesquisas científicas no Maranhão utilizando as plataformas de comunicação da UFMA, como a Rádio Universidade FM, a TV UFMA, a Diretoria de Comunicação (DCom-UFMA), e mídias sociais da instituição.

 

O destaque positivo recai em 100% sobre a relevância dos profissionais que ministraram a formação, a exemplo do coordenador de Núcleos da Universidade FM, o jornalista Paulo Pellegrini, um dos facilitadores.

 

Para ele, “o media training é um tema importante, e a Rádio Universidade, a TV UFMA, a DCom e todo o complexo de comunicação da Universidade se sentem orgulhosos por contribuir nessa formação de pesquisadores e alunos bolsistas, para que consigam tratar com a mídia de forma mais eficiente e objetiva”.

 

Pellegrini destacou ainda a satisfação diante dos resultados alcançados.

 

“Para nós, ao alcançar 100% de satisfação, a pesquisa mostra, principalmente, a relevância do tema, do media training, que foi um grande acerto de todos nós, ao promovermos esse curso para os pesquisadores da FAPEMA”.

 

Participantes do media training UFMA-FAPEMA em registro de atividades na TV UFMA - Kariny Santiago

Participantes do media training UFMA-FAPEMA em registro de atividades na TV UFMA (Foto: Kariny Santiago)

 

A capacitação por meio do curso media training é composta por cinco módulos articulados, com atividades teóricas e práticas. No primeiro, as ações práticas foram desenvolvidas no Laboratório de Rádio da UFMA, e também na TV UFMA.

 

A pesquisa de satisfação realizada com a primeira turma do curso (pesquisadores com projetos apoiados pela FAPEMA) aplicou questionário abordando as expectativas e atendimento ao que se buscava na iniciativa.

 

Para a pesquisadora da UFMA, Amanda Silva, que desenvolve estudos ligados à fotografia maranhense contemporânea, com apoio da FAPEMA, as expectativas foram superadas.

 

“Tivemos todo um entendimento sobre como funciona a atuação jornalística, com aulas teóricas e práticas atualizadas com nossa realidade de pesquisadores acadêmicos. Superou as expectativas”, disse.

 

Os participantes também demonstraram alto grau de contentamento com o conteúdo oferecido.

 

“Apesar do tempo, o conteúdo foi amplo, relevante e atualizado. Tivemos conhecimentos práticos de comunicação para melhor desenvoltura em entrevistas no rádio e TV, além de técnicas específicas que facilitaram nosso desempenho”, aprovou Amanda Silva.

 

A pesquisa de satisfação também atentou para a carga horária. Nesse caso, um dos destaques foi a possibilidade de participação do pesquisador com espaço para dúvidas, franqueado em todos os momentos.

 

Em relação à qualidade da instrução, a pesquisa demonstrou que os participantes julgaram a didática como excelente e adequada a todos, caso do graduando em Engenharia Elétrica da UFMA, Ediney Tavares, que atualmente integra o programa Trilhas Inova, fruto de parceria com a FAPEMA.

 

“A carga horária foi muito boa, da mesma forma que a didática aplicada pelos colaboradores, professores e organizadores, que mostraram disposição no ensino”, disse.

 

Opinião semelhante à da pesquisadora Amanda Silva:

 

“A didática foi bastante clara, com boa condução por parte de cada professor e professora. As explicações foram objetivas, e houve espaço para perguntas e discussões”.

 

Quando a pesquisa questionou sobre a aplicação das atividades, foram consideradas muito úteis pelos participantes. Na avaliação geral, apontou que todos os inscritos recomendariam a participação no Media Training a outros pesquisadores.

 

“De forma geral, considero que o curso foi bastante proveitoso. Conseguiu entregar um bom conteúdo, com aplicabilidade prática e boa organização. Saio com uma visão mais ampla e ferramentas que posso utilizar com mais propriedade na comunicação e divulgação das minhas pesquisas. Recomendo o curso, e participaria de novas edições ou módulos avançados”, reforçou, Amanda.

 

A formação possibilita a imersão dos participantes, oportuniza troca de conhecimentos, capacita e promove a comunicação entre aqueles que têm a pesquisa como ponto em comum, preparando-os para o trato com o público e com a mídia em geral, quando a pauta for a divulgação de estudos e investigações.

 

“Ajuda a saber lidar com a mídia e divulgar a pesquisa e trabalho. O programa conta com uma equipe de organizadores e professores profissionais, que atribui um nível de profissionalismo ao curso, proporcionando não só aprendizado, mas também o conhecimento de profissionais da área”, disse o pesquisador Ediney Tavares.

 

O curso de Media Training é gratuito, ministrado de segunda a sexta, de 8h às 12h30, na Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais, no Bacanga.

 

As inscrições para formação de novas turmas podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdol6hqC6GBktPjzKBjN6Z_v8oE5np6gZMfoUxmk5IiuBtZYQ/viewform?usp=sharing

 

(Borges Júnior)