Notícias

RÁDIO CIÊNCIA ENTREVISTA

Pesquisa detecta bactéria causadora da leptospirose em duas espécies de peixes do Maranhão

publicado: 29/08/2025 15h59, última modificação: 01/09/2025 10h55
A pesquisa conquistou o Prêmio Fapema 2024, na categoria Dissertação de Mestrado - Área Ciências Agrárias.jpg

A pesquisa “Sorovariedades de Leptospira sp. Circulantes em Duas Espécies de Peixes Neotropicais em Área Lacustre Maranhense, Brasil” foi conduzida pela Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Izabela Alves Paiva.

 

A proposta foi analisar as diferentes variações da bactéria Leptospira sp., bactéria causadora da leptospirose, em duas espécies de peixe: acará preto e jeju. Para isso, a pesquisadora capturou 42 exemplares vivos, 21 de cada espécie, e observou a presença dessa bactéria em laboratório a partir de amostras sanguíneas.

 

📱Siga o Canal da Universidade FM no WhatsApp👆🏼

 

As amostras foram coletadas na Comunidade Quilombola de Ponta Bonita, em Anajatuba, a 130 km de São Luís.

 

Os resultados constataram que os lagos presentes na comunidade quilombola são favoráveis à sobrevivência da bactéria. Também foram detectadas 11 sorovariedades diferentes da bactéria.

 

Coleta de sangue em peixes oriundos da Comunidade Quilombola de Ponta Bonita, município de Anajatuba – MA

 

O estudo também produziu um guia orientativo para auxiliar na discussão e elaboração de estratégias de controle da leptospirose em áreas quilombolas, principalmente naquelas em que estabelecem forte ligação com a pesca artesanal.

 

Coleta de peixes em ambiente alagável da Comunidade Quilombola de Ponta Bonita, município de Anajatuba, estado do Maranhão

 

“Pesquisar essas doenças infecciosas é importante porque conseguimos garantir análise não só da cadeira terrestre, mas também da cadeia aquática. Então entender como esses microrganismos - sejam eles de origem viral, bacteriana, parasitária ou fúngica - se comportam nesses peixes é relevante para garantir um alimento seguro para essas comunidades e para toda a população que consome organismos aquáticos, como peixes e camarões”, diz Izabela.

 

Soroaglutinação microscópica em soros de peixes oriundos da Comunidade Quilombola de Ponta Bonita, município de Anajatuba – MA

 

A pesquisa conquistou o Prêmio Fapema 2024, na categoria Dissertação de Mestrado - Área: Ciências Agrárias.

 

Ouça!

 

 

A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Diagnóstico de Doenças Infecciosas, coordenado pelo Prof. Dr. Hamilton Pereira Santos. Já a orientação é da Profa. Dra. Nancyleni Pinto Chaves Bezerra

 

🌎 | Instagram | CANAL WHATSAPP | X | Spotify | Spotify Playlists |

Deezer | Amazon Music | Apple Podcasts

São Luís – MA

2025

 

registrado em: , ,