Notícias

RÁDIO CIÊNCIA

Pesquisa da Fapema estuda migração das aves limícolas em São Luís

publicado: 14/04/2025 16h06, última modificação: 22/05/2025 14h27
Maçarico de bico torto voando - Acervo Pessoal.jpg

Amontoadas nas regiões litorâneas, as aves limícolas são espécies conhecidas por habitar regiões limítrofes entre a terra e água. As viagens costumam ser de quase 32.000 km, todos os anos, em direção às regiões mais quentes do planeta.

Esse é o tema da pesquisa “Abundância e Sazonalidade de Aves Limícolas no Porto do Itaqui”, conduzida pelo estudante da Licenciatura em Ciência Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), João Victor Lopes Costa..

O objetivo do projeto é identificar e quantificar as aves limícolas presentes em São Luís, com o objetivo de determinar questões como os aspectos de migração e a diferença populacional desses animais ao longo dos anos.

Maçarico Rasteirinho - Calidris Pusilla - e Batuíra se Bando - Charadius Semipalmatus - descansando no Porto do Itaqui - Acervo Pessoal

“A presença de Aves Limícolas consideradas vulneráveis ou ameaçadas de extinção em São Luís reforça a necessidade de pesquisas que monitorem o fluxo migratório para que possamos medir esforços quanto à conservação dessas espécies. Por serem sensíveis à mudanças bruscas nas áreas que essas aves ocupam, as principais medidas de conservação a serem tomadas devem ser, inicialmente, relacionadas aos espaços que essas aves vivem”, afirma, o pesquisador, João Victor Lopes Costa.

João Victor Costa Lopes é estudante da Licenciatura em Ciências Biológicas da UEMA - Acervo Pessoal

Como resultado, a pesquisa constatou que, no período de setembro a abril, as aves vêm para o Hemisfério Sul, fugindo do frio dos locais de reprodução. Nessa fase, as espécies estão desgastadas, tanto pelo processo reprodutivo, quanto pela longa viagem, e, por isso, precisam de descanso.

Já de maio a abril, as aves limícolas retornam para o Hemisfério Norte, para reprodução.

A pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), sob orientação da Prof.ª Dra. do Curso de Ciências Biológicas da UEMA, Flor Maria Guedes Las Casas.

(Pedro Batista)

 

 

🌎 | Instagram | CANAL WHATSAPP | X | Spotify | Spotify Playlists |

Deezer | Amazon Music | Apple Podcasts

São Luís – MA

2025

registrado em: , ,