Notícias

RÁDIO CIÊNCIA ENTREVISTA

Pesquisa avalia abordagem de questões LGBTQIAPN+ no Curso de Psicologia da UFMA

publicado: 26/08/2025 09h26, última modificação: 27/08/2025 14h07
Premiação do Afroball Foto Centro Cultural Vale Maranhão.jpg

Apesar de a homossexualidade e da transexualidade não serem mais consideradas doenças, muitos profissionais da saúde ainda perpetuam tal pensamento.

 

📱Siga o Canal da Universidade FM no WhatsApp👆🏼

 

De acordo com dados da Pontifícia Universidade Católica (PUC - Rio Grande do Sul), de 692 psicólogos entrevistados, cerca de 29% aplicam atitudes que visam mudar ou reparar a identidade sexual e de gênero quando solicitadas pelos pacientes.

 

É nesse cenário que a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Juliana Ferreira Martins, conduz a pesquisa “Gênero, Sexualidade E Psicologia: Uma Análise Sobre Formação Em Psicologia Frente Às Demandas Da População LGBTQIAPN+”.

 

O objetivo é entender como são abordadas as vivências de pessoas LGBTQIAPN+ no curso de Psicologia da UFMA.

 

Juliana Ferreira Martins é graduada em psicologia pelo Centro Universitário do Maranhão (CEUMA), e o Prof. Carlos Wellington Soares Martins é Dr. em Políticas Públicas pela UFMA

 

Para isso, ela analisou o Plano Pedagógico de Curso (PPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) da graduação em Psicologia da UFMA para entender de que forma as palavras “Gênero”, “Sexualidade”, “Diversidade” e “Vulnerabilidade” são abordadas nos documentos.

 

“Essa investigação é fundamental porque o PPC é um documento que orienta toda formação do curso. Se ele não contempla gênero e sexualidade - ou qualquer outra especificidade - de forma crítica e aprofundada, futuros psicólogos tendem a sair da graduação sem o preparo adequado para atender essas especificidades”, afirma a pesquisadora.

 

A segunda fase contou com entrevistas de estudantes do curso para entender as perspectivas deles sobre o assunto. A próxima dialogará com professores para entender como eles avaliam a importância e abordam essas questões nas disciplinas do curso.

 

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), a orientação ficou a cargo do Prof. Dr. do Departamento de Psicologia da UFMA, Carlos Wellington Soares Martins.

 

[Pedro Batista]

 

Ouça!

 

 

🌎 | Instagram | CANAL WHATSAPP | X | Spotify | Spotify Playlists |

Deezer | Amazon Music | Apple Podcasts

São Luís – MA

2025

registrado em: , ,