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RÁDIO CIÊNCIA
Pesquisa da UFMA analisa questões de gênero e sexualidade na implantação da Base Nacional Comum Curricular
Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) investiga como o avanço de pautas conservadoras na política brasileira influenciou a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio, aprovada em 2017.
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A pesquisadora Katiana Souza Santos identificou que temas como gênero foram retirados do documento final.
“Essas temáticas foram de fato retiradas do texto que foi aprovado. A sexualidade foi deslocada para uma perspectiva mais biologizante, saindo da discussão das ciências humanas e sociais para a área da biologia”, explica a pesquisadora. Segundo ela, isso indica um esvaziamento do debate.
Katiana é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT) da UFMA.
O trabalho busca entender como grupos conservadores, incluindo bancadas religiosas no Congresso Nacional, influenciaram as decisões sobre o que pode ser discutido nas salas de aula.
Katiana afirma que esses setores defendem um modelo de educação mais tecnicista e menos comprometido com o pensamento crítico.
"É necessário ampliar o conhecimento sobre essa inversão de lógica entre público e privado. Pautas do âmbito privado são incorporadas ao debate público e governamental", destaca a pesquisadora.
O estudo é desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA, com orientação da professora Zilmara de Jesus Viana de Carvalho. A pesquisa examina documentos do processo de aprovação da BNCC, incluindo atas de audiências públicas e tramitação no Congresso.
O trabalho deve ser concluído em março de 2026, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
(Bruno Goulart)
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