Notícias
RÁDIO CIÊNCIA
Oficinas de robótica impulsionam ingresso de alunos indígenas em instituições de ensino
O projeto intitulado “A Robótica como Ferramenta Interdisciplinar de Ensino em Escolas Indígenas da Cidade de Grajaú-MA” é coordenado pelo Prof. de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), Genilson Vieira Martins, e pela Prof.ª do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Daniely Gaspar de Sousa.
📱Siga o Canal da Universidade FM no WhatsApp👆🏼
A proposta é utilizar diferentes tecnologias com apoio da programação para abordar conteúdos multidisciplinares, por meio de oficinas de robótica, em aldeias indígenas de Grajaú, a 580 quilômetros de São Luís.

Uma das etapas das oficinas envolveu uso de materiais recicláveis para a criação de robôs
Para as aulas de programação, os professores fizeram uso da plataforma Arduíno, ferramenta de baixo custo capaz de ler informações de sensores e controlar componentes eletrônicos.
Uma etapa relevante desse processo foi a produção de robôs controlados por celular ou tablet com uso de materiais recicláveis, o que possibilitou abordar diversos conteúdos de arte, filosofia, matemática, física e engenharia.
Outro projeto desenvolvido por meio das oficinas foi um sistema simples de irrigação, que serviu de base para trabalhar conteúdos relacionados aos processos biológicos das plantas.

O deslocamento foi um dos maiores desafios enfrentados ao longo do processo. Por isso, o prof. Genilson precisava buscar os alunos que moravam mais afastados da aldeia sede para as oficinas
“O impacto dessa iniciativa na educação escolar indígena é positivo porque nosso principal objetivo é estimular o interesse pela Ciência e Tecnologia entre esses jovens. Através desse projeto, nós temos estimulado muitos alunos indígenas a ingressarem no IFMA e na UFMA. A quantidade de alunos ingressando essas instituições tem aumentado bastante e vários alunos que participaram dessas oficinas já estão cursando o ensino médio no IFMA”, disse o prof. Genilson Martins.
O projeto é fruto de uma parceria entre UFMA e IFMA, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

O projeto venceu o Prêmio FAPEMA 2024
Também venceu em 1º Lugar na categoria PopVideo do Prêmio FAPEMA 2024, com uma produção assinada pelo técnico em informática do IFMA, Murilo Otávio de Sousa Nobre.
Confira!
🌎 | Instagram | CANAL WHATSAPP | X | Spotify | Spotify Playlists |
Deezer | Amazon Music | Apple Podcasts
São Luís – MA
2025