Notícias

RÁDIO CIÊNCIA

Oficinas de robótica impulsionam ingresso de alunos indígenas em instituições de ensino

publicado: 09/09/2025 15h50, última modificação: 10/09/2025 16h14
Segundo o Prof. Genilson, a perspectiva futura para esse projeto é de levar as oficinas para mais aldeias indígenas como forma de ampliar o interesse desses jovens pela robótica..jpg

O projeto intitulado “A Robótica como Ferramenta Interdisciplinar de Ensino em Escolas Indígenas da Cidade de Grajaú-MA” é coordenado pelo Prof. de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), Genilson Vieira Martins, e pela Prof.ª do curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Daniely Gaspar de Sousa.

 

📱Siga o Canal da Universidade FM no WhatsApp👆🏼

  

A proposta é utilizar diferentes tecnologias com apoio da programação para abordar conteúdos multidisciplinares, por meio de oficinas de robótica, em aldeias indígenas de Grajaú, a 580 quilômetros de São Luís.

 

Uma das etapas das oficinas envolveu uso de materiais recicláveis para a criação de robôs

 

Para as aulas de programação, os professores fizeram uso da plataforma Arduíno, ferramenta de baixo custo capaz de ler informações de sensores e controlar componentes eletrônicos.

 

Uma etapa relevante desse processo foi a produção de robôs controlados por celular ou tablet com uso de materiais recicláveis, o que possibilitou abordar diversos conteúdos de arte, filosofia, matemática, física e engenharia.

 

Outro projeto desenvolvido por meio das oficinas foi um sistema simples de irrigação, que serviu de base para trabalhar conteúdos relacionados aos processos biológicos das plantas.

 

O deslocamento foi um dos maiores desafios enfrentados ao longo do processo. Por isso, o prof. Genilson precisava buscar os alunos que moravam mais afastados da aldeia sede para as oficinas

 

“O impacto dessa iniciativa na educação escolar indígena é positivo porque nosso principal objetivo é estimular o interesse pela Ciência e Tecnologia entre esses jovens. Através desse projeto, nós temos estimulado muitos alunos indígenas a ingressarem no IFMA e na UFMA. A quantidade de alunos ingressando essas instituições tem aumentado bastante e vários alunos que participaram dessas oficinas já estão cursando o ensino médio no IFMA”, disse o prof. Genilson Martins.

 

O projeto é fruto de uma parceria entre UFMA e IFMA, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

 

O projeto venceu o Prêmio FAPEMA 2024

 

Também venceu em 1º Lugar na categoria PopVideo do Prêmio FAPEMA 2024, com uma produção assinada pelo técnico em informática do IFMAMurilo Otávio de Sousa Nobre.

 

Confira!

 

 

🌎 | Instagram | CANAL WHATSAPP | X | Spotify | Spotify Playlists |

Deezer | Amazon Music | Apple Podcasts

São Luís – MA

2025

registrado em: , ,