Notícias

CONTEMPORÂNEA

Maranhão recebe neste mês a 23ª edição do Festival Dança em Trânsito

publicado: 06/08/2025 15h23, última modificação: 08/08/2025 16h19
Ziraldo, o mineiro maluquinho (Foto: Carol Pires)

Em 2025, o Dança em Trânsito contemplará três cidades maranhenses: São Luís (12 e 13), Santa Inês e Pindaré-Mirim (14). Além das exibições de coreografias e performances, o festival também promove atividades formativas, como oficinas e residências de criação.

 

📱Siga o Canal da Universidade FM no WhatsApp👆🏼

 

O 23º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia. Este ano, passa por 33 cidades/distritos de norte a sul do país, envolvendo 30 companhias do Brasil, Angola, Brasil, Burkina Faso, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, França, Itália e Portugal, até outubro.

 

Programação 

O Maranhão vai receber companhias e artistas, como a Elelei Company e Marcat Dance da Espanha; TOB Group, da Coreia do Sul; Beatriz Mira e Tiago Barreiros, de Portugal; e Grupo Tápias, do Rio de Janeiro.

 

O Centro Cultural Vale Maranhão (Av. Henrique Leal, 149, Centro) recebe no dia 12 de agosto, às 18h, a peça Fan Made (12 min), da companhia sul-coreana TOB Group. Os dançarinos remontam o final do período Chosun, quando a nobreza coreana ainda tentava manter poder e dignidade.

 

Em seguida, às 18h20, será apresentado o resultado da residência de criação realizada em São Luís pela Companhia Marcat Dance (Espanha) com artistas locais.

 

Beatriz Mira e Tiago Barreiros, em "Corrente" (Foto: João Costa)

 

Às 18h30, o TOB Group volta à cena, apresentando Are you guilty? que aborda a linha tênue entre ser vítima ou agressor. 

 

A partir das 19h, serão apresentados os espetáculos Corrente, com a dupla portuguesa Beatriz Mira e Tiago Barreiros, trazendo para o palco a ideia da formação de um ser uno, pensando o papel da escolha numa sociedade onde viver implica a dualidade corpo-consciência; e Dual, da Cia Marcat Dançe, da Espanha, uma obra que propõe uma jornada sensorial e emocional, onde as personagens exploram, através da dança, a dualidade humana.

 

No dia 13 de agosto, às 16h, a programação continua com a apresentação do espetáculo Ziraldo, o mineiro maluquinho, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro). A peça infanto juvenil celebra a obra de Ziraldo, trazendo seus personagens icônicos para a vida de maneira interativa e educativa. 

 

No dia 14 de agosto, o Dança em Trânsito realiza atividades em Pindaré-Mirim, com oficinas pontuais de dança, a partir das 14h, no Engenho Central de Pindaré; e em Santa Inês, com apresentação dos espetáculos, às 19h, no Parque da Juventude, começando com jogos indígenas e apresentação das peças A Ciegas, da Elelei Company (Espanha) e Reza, do Grupo Tápias (Rio de Janeiro).

 

Toda a programação do Festival Dança em Trânsito é gratuita e aberta a todos os públicos, de todas as idades. A programação completa está disponível no site www.dancaemtransito.com.br.

 

 

registrado em: ,