Notícias

LITERATUTRA COMPARADA

Seminário Internacional marcará 43 anos da FSADU e 50 da Independência de Moçambique

publicado: 12/06/2025 16h21, última modificação: 16/06/2025 12h07
I Seminário Internacional de Literatura Comparada marca 43 anos da FSADU e 50 anos da Independência de Moçambique

A iniciativa integra a Cooperação Técnica entre a Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU) e a Universidade Licungo de Moçambique (UniLicungo), contando com o apoio técnico da Profa. Me. Lorena de Oliveira Elias.

 

I Seminário Internacional de Literatura Comparada marca as comemorações dos 43 anos da FSADU e dos 50 anos da Independência de Moçambique.

 

“O I Seminário Internacional de Literatura Comparada é fruto da Cooperação Técnica entre Fundação Sousândrade e Universidade Licungo de Moçambique. É uma atividade que faz parte do calendário de comemorações dos 43 anos da FSADU e 50 anos da independência de Moçambique”, explicou Lorena Elias.

  

Ainda de acordo com Lorena, esse evento busca promover o intercâmbio acadêmico e cultural entre os dois países, com atenção às literaturas moçambicana e brasileira.

 

“O objetivo é debater e traçar o percurso da literatura brasileira e moçambicana, promover a compreensão das relações entre as diferentes literaturas, discutindo aspectos comuns e influências mútuas entre as tradições literárias do Brasil e Moçambique. Também temos como intuito, estimular a análise de obras literárias e contextos históricos, sociais e culturais distintos e aproximar os/as estudantes de graduação, pós-graduação, investigadores e investigadoras nacionais e internacionais da UniLicungo, da Universidade Federal do Maranhão e da comunidade acadêmica no geral.”

 

 

O Seminário ocorrerá entre os dias 26 a 27 de junho, em formato híbrido, com atividades presenciais em Moçambique e transmissão online para o Brasil, por meio do canal da FSADU no YouTube.

 

“Para participar do evento, os interessados devem acompanhar o canal oficial da Fundação Sousândrade no YouTube dia 26, a partir das 13h e no dia 27, a partir das 9h”, ressaltou Lorena Elias.

 

Programação

Durante os dois dias do I Seminário Internacional de Literatura Comparada, os interessados poderão acompanhar uma vasta e rica programação.

 

“As atividades contam com uma ampla programação, com diversos especialistas em Literatura Comparada tanto brasileira quanto africana, em especial, moçambicana. Teremos mesas debatendo os caminhos para uma abordagem literária moçambicana, a literatura brasileira e maranhense em perspectiva, literatura infantil e juvenil em Moçambique, análise de escritas de autores reconhecidos a nível internacional. Teremos ainda, discussões sobre o lugar da mulher na literatura moçambicana e brasileira.

 

Como parte da conferência de encerramento, “trataremos sobre os 50 anos de Independência de Moçambique e consequentemente, da literatura moçambicana”, pontuou Lorena.

 

A cerimônia de abertura do i Seminário Internacional de Literatura Comparada ocorrerá às 13h, no dia 26 de junho, horário de Brasília.

 

“No primeiro dia (26 de junho) teremos como responsável pela manifestação cultural na abertura do nosso evento, a Universidade Licungo de Moçambique, que trará poetas e músicos para apresentarem um pouco de suas tradições e culturas. No segundo dia (27 de junho), para encerrar as nossas atividades do I Seminário Internacional de Literatura Comparada, fruto da Cooperação Técnica Internacional entre Fundação Sousândrade e Universidade Licungo de Moçambique, contaremos com a apresentação da Família Menezes, trazendo a nossa rica sonoridade que compõe os ritmos populares do Maranhão, passeando pelo Bumba Meu Boi, Cacuriá, Tambor de Crioula, Caixa do Divino Espírito Santo, Lelê e Côco, tradições culturais que integram as linguagens artístico-musicais da diáspora africana maranhense”, conclui Lorena.

   

I Seminário Internacional de Literatura Comparada 

 

(26.06.25):

13H BR e 18H MZ - Cerimônia de Abertura: Reitor da UFMA – Prof. Dr. Fernando Carvalho; Presidente da FSADU – Prof. Dr. Walter Cezar Nunes; Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFMA – Profa. Dra. Zefinha Bentivi; Reitor e Vice-reitora da UniLicungo – Prof. Dr. Boaventura José Aleixo e Profa. Dra. Brígida Singo; Coordenadora Executiva da Cooperação Técnica FSADU e UniLicungo no Brasil – Profa. Me. Lorena Elias; Diretor de Internacionalização da UFMA – Prof. Dr. Francisco Sávio Mendes Sinfrônio; Diretor da Faculdade de Educação UniLicungo – Prof. Dr. Aniceto Mafala; Diretor Adjunto de Graduação da Faculdade de Educação da UniLicungo – Argentino Magul; Responsáveis pelos Programas de Internacionalização da UniLicungo – Prof. Dr. Argentil Omar do Amaral e Prof. Dr. Felix Singo.

14H BR e 19H MZ - Conferência Inaugural: Caminhos para uma abordagem literária moçambicana: um olhar às configurações periodológica e temática da literatura - Prof. Dr. Machaia Muhammad Mualaca e Prof. Dr. Enísio Guilhermina Cuamba.

15:30H BR e 20:30H MZ - Momento Cultural - Moçambique

 

(27.06.25)

9H BR e 14H MZ - Mesa-redonda: A literatura brasileira e maranhense em perspectiva - Profa. Dra. Glória França, Profa. Dra. Danielle Ferreira Costa e Profa. Dra. Anairan Jeronimo da Silva.

10:30 BR e 15:30 MZ – Palestra: Literatura Infantil e Juvenil em Moçambique: imagem de moçambicanidade no período da independência – Prof. Dr. Pedro Napido.

13H BR e 18H MZ – Palestra: Mia Couto e suas Vozes Anoitecidas: a perspectiva da paisagem em diálogo com a Geografia - Profa. Dra. Marcia Manir Miguel Feitosa.

13:30H BR e 18:30H MZ - O lugar da mulher na Literatura Moçambicana: Profa. Dra. Helga Maria Pinto Francisco e Prof. Dr. Machaia Muhammad Mualaca.

15H BR e 20H MZ - Conferência de encerramento: 50 anos da Independência da Literatura Moçambicana: Profa. Dra. Cláudia Letícia Gonçalves Moraes.

16:30H BR e 21:30H MZ – Encerramento: Momento Cultural – Família Menezes – Maranhão

 

Borges Júnior

 

registrado em: ,