Notícias
CULTURA
Historiador Carlos de Lima é homenageado no programa Janela Cultural
O programa Janela Cultural faz tributo a um dos nomes mais importantes da cultura maranhense. Carlos Orlando Rodrigues de Lima, conhecido como Carlos de Lima, foi escritor, pesquisador, historiador, cronista, folclorista e ficcionista, que se destacou como estudioso da história e da cultura do Maranhão.
Nascido em São Luís (MA), em 14 de março de 1920, e falecido a 09 de maio de 2011, Carlos é imortal da Academia Maranhense de Letras, da qual ocupou a cadeira número 07. Filho do dono de uma usina de arroz (e depois comerciante) e de uma dona de casa, Carlos foi um aluno muito curioso e que se destacava pelas redações que escrevia.
Os estudos e pesquisas que fez ao longo da vida ele conciliou com o trabalho no Banco do Brasil. Não era historiador por formação, mas autodidata. Carlos chegou também a ser ator de teatro e até fez participações em alguns filmes. Ele deixou cinco livros prontos, sendo que um deles, que chamou de “Arquivo Morto”, contém suas memórias.
A vida e a obra de Carlos de Lima serão contadas no programa Janela Cultural, que vai ao ar nesta quarta, dia 09, às 22h. O programa foi produzido originalmente em outubro de 2013.