Notícias

COMEMORAÇÃO

Fundação Sousândrade celebra 43 anos com café da manhã junto a colaboradores

publicado: 03/06/2025 13h20, última modificação: 03/06/2025 13h37
O café da manhã de aniversário de 43 anos aconteceu no auditório da FSADU - Francisco Sales - Copiaval.jpg

A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU) foi instituída com recursos próprios em 2 de junho de 1982, em São Luís.

 

A iniciativa foi de um grupo formado por 181 professores e técnicos da UFMA, liderados pelo então reitor José Maria Cabral Marques. O objetivo era que a entidade desburocratizasse os processos para a realização de projetos desenvolvidos na Universidade.

 

O desejo era que as pesquisas científicas com o propósito de melhorar a vida das pessoas e do meio ambiente não se restringissem a projetos, mas se tornassem uma realidade. Desde então, já se passaram 43 anos de bons serviços prestados à sociedade maranhense.

 

A data foi celebrada segunda-feira, 2 de junho, com um café da manhã, na sede da FSADU, na Rua das Juçaras, nº 28, Renascença I.

 

Na ocasião, o novo presidente da instituição, Prof. Walter Nunes, destacou as ações voltadas para a inovação e a modernização da Fundação.

 

“É um prazer participar da celebração dos 43 anos da Fundação. Estamos planejando desenvolver ações voltadas para a inovação e modernização. Queremos colocá-la entre as melhores do Brasil. É um desafio, e este é o nosso primeiro aniversário à frente da gestão. Estamos muito otimistas quanto ao que vamos conquistar. Os desafios existem, mas também estamos prontos para superá-los”, disse.

 

O café da manhã de aniversário de 43 anos aconteceu no auditório da FSADU

 

 

Walter também ressaltou o papel dos colaboradores no êxito das ações desenvolvidas pela FSADU:

 

“Temos cerca de 90 colaboradores. Entendemos que, sem o comprometimento deles, não conseguiremos alcançar nossos objetivos. Os desafios não serão vencidos sem o engajamento de todos. Este momento de confraternização é muito importante para valorizarmos nosso quadro de pessoal. Queremos que todos percebam que formamos uma unidade. Uma das marcas da minha gestão é valorizar a capacidade do nosso corpo de talentos. Esses 90 colaboradores serão tratados com respeito e dignidade. E isso certamente se refletirá em um maior comprometimento deles com a Fundação”, avaliou.

 

Expectativas

Para a diretora de Administração e Finanças da FSADU, Luciana Gurgel, os 43 anos da Fundação também representam novas expectativas, alinhadas à visão do novo presidente:

 

“Nossas expectativas estão voltadas para atender às metas propostas pelo novo presidente. Ele chegou cheio de novos planos, ideias e uma proposta de renovação para a Fundação. Como colaboradores, nosso grande objetivo é acompanhar essa nova perspectiva e contribuir para que esse novo modelo de Fundação se concretize”, ressaltou.

 

Ao longo de sua trajetória, a Fundação vem atuando como uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com prazo de duração indeterminado. Tem por objetivo executar projetos mediante convênios, contratos, doações e acordos com instituições públicas, privadas e organizações não governamentais, inclusive internacionais. Atua em diversas áreas que contribuam para o desenvolvimento científico, técnico e cultural das comunidades. Além disso, desenvolve atividades relacionadas à televisão, rádio educativa e tecnologias educacionais em todo o território estadual.

 

A diretora da Rádio Universidade FM — emissora pertencente à Fundação Sousândrade e à UFMA —, Prof.ª Josie Bastos, destacou a importância da parceria:

 

“A Rádio Universidade também completará 40 anos. Ou seja, também estamos nessa fase de ‘40+’, tanto a Fundação quanto a Rádio. A Universidade FM tem um papel estratégico, sendo um centro difusor de informações, de divulgação das ações da FSADU e da Universidade, além de apoiar a nova gestão. O professor Walter chega com ações propositivas e a Rádio certamente estará ao lado dele. Esse apoio passa por toda a direção da FSADU, além de colaborar com a divulgação e ampliação dos projetos. Também temos um compromisso com a captação de recursos, algo essencial para a Fundação e para a Universidade”, pontuou.

 

Integrante do Conselho Curador da Fundação e coordenador de Núcleos da 106, o jornalista Paulo Pellegrini definiu a celebração dos 43 anos da FSADU como um momento de reconhecimento:

 

“O aniversário é sempre um momento de reconhecimento, em primeiro lugar, ao trabalho de todos que atuam na Fundação Sousândrade, uma instituição de enorme importância para a promoção da cultura, pesquisa, ciência, educação e saúde. Ela atua em diversos setores da sociedade, em parceria com a UFMA e outras instituições. É o reconhecimento a uma equipe que se dedica a fazer da Fundação um lugar de excelência e de perspectivas para um futuro ainda melhor, considerando todas as parcerias que possui”, disse Pellegrini, que também destacou a parceria com a Rádio Universidade:

 

“...Em especial, a Rádio, que tem quase a mesma idade da Fundação. Uma emissora já consolidada no cenário da comunicação maranhense, que consegue desempenhar suas atividades, fundamentalmente, por pertencer à Fundação Sousândrade e à UFMA”, finalizou. 

Borges Júnior

Imagem: Francisco Sales

 

Confira!

 

registrado em: ,