Notícias
PARCERIA
Equipe 106 visita escritório do Centro de Lançamento de Alcântara
A direção da Universidade FM visitou, no último dia 29, o escritório do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), na Avenida dos Libaneses, Tirirical, em São Luís, para continuidade de parcerias entre a emissora de rádio da UFMA, o CLA, e a Agência Espacial Brasileira (AEB).
A equipe foi liderada pela diretora executiva, Prof.ª Josie Bastos, e o coordenador de Núcleos, Paulo Pellegrini.
Já para representar o CLA e a AEB, estiveram presentes: o coronel e vice-diretor do Centro de Lançamento, Silva Neto; e a coordenadora da Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira no Maranhão, Danielle Ferreira.
Durante a reunião, foram discutidos os possíveis frutos de uma parceria da emissora com as instituições científicas, com o objetivo de divulgar as realizações e inovações do CLA para o extenso público maranhense que acompanha a 106.
“É bem interessante e importante para a gente, porque é uma forma de divulgar a nossa atividade e dar uma amplitude, tanto para a região de Alcântara, quanto para o Maranhão como um todo, e para a Rádio, possibilita que o público universitário tenha mais informações sobre as ações do CLA, e a área aeroespacial, que deve ser divulgada. Essa parceria também é importante, porque sentimos uma certa falta de conhecimento da população alcantarense sobre o que realmente acontece no Centro, e a importância dele no nível nacional”, disse o coronel Silva Neto.

Em pauta, futuras parcerias entre as três instituições (Foto: Kariny Santiago)
A parceria teve o primeiro passo no mês de março, quando o CLA abriu as portas para a realização de uma cobertura da Operação Falcão I 2025, que consistiu no lançamento e rastreio de um Foguete de Treinamento Básico. A Rádio cobriu o lançamento com exclusividade, tendo acesso completo ao Centro, durante o dia de operações.
“Nós estamos muito satisfeitos com essa parceria entre a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Rádio Universidade, o CLA e a Agência Espacial Brasileira. Nós vamos ampliar divulgações relacionadas à inovação, educação e tecnologia para todo o estado, São Luís, Alcântara, via internet, Spotify, Youtube, e a nossa própria programação, para que as pessoas tenham mais acesso à informação, e todos os dados que são necessários para a formação e educação da comunidade. Vamos começar nosso trabalho com a cobertura de eventos, a produção de spots e informações, para cada vez mais consolidar essa parceria e envolver as instituições parceiras”, concluiu Josie Bastos.
(Theophilo Moraes)