Notícias
PARCERIA
Departamento de Morfologia da UFMA recebe treinamento em Roteiro para Podcast
A Universidade FM promoveu, nos dias 24 e 25 de abril, um treinamento de Roteiro para Podcast, dedicado à equipe de produção do “AnatomyCast”, desenvolvido pelo Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio das professoras Adriana Morais, Joyce Cortez e Melanie Montalverne.
O treinamento foi realizado pelo coordenador de Núcleos da 106, jornalista Paulo Pellegrini, no Núcleo de Mídias da emissora.
“A ideia surgiu a partir de uma parceria proposta pelo Departamento de Morfologia da UFMA, com a Rádio Universidade, para apoio ao podcast, que o Departamento já vem realizando em conjunto com profissionais e professores de diversos cursos ligados à saúde. A Rádio foi procurada no sentido de dar essa orientação técnica, de também promover uma divulgação institucional maior, e também oferecer a sua estrutura para a produção do podcast. Então, nos foi designada a tarefa de dar essa orientação em forma de treinamento para os integrantes do projeto, alunos de cursos, como medicina, odontologia e nutrição, e foi muito legal, trabalhamos a temática do roteiro para podcast, que, para eles, é uma novidade, porque é um conceito da área de comunicação. E foi muito interessante ter este diálogo com o público da saúde”, disse, Paulo.
Além do treinamento, a parceria entre a Rádio e o Departamento de Morfologia conta também com a cessão de uma bolsista de comunicação para orientar a produção dos programas e do estúdio de gravação da emissora, para a gravação dos podcasts.
O “AnatomyCast” surgiu por meio da Liga Acadêmica de Anatomia Humana (Laanato), unindo os cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Nutrição. O programa é mensal, e tem como proposta, convidar um profissional diferente por episódio, com o objetivo de abordar assuntos relacionados a anatomia, saúde, e os diversos sistemas do corpo humano.

“A gente teve um apanhado geral do que é a Rádio, do que é o jornalismo em si, como é feita a produção do podcast, a relação dele com os formatos que a gente já conhece há tanto tempo, e a minha experiência com o professor. Foi incrível, bem didático, e ele fez com que a gente pudesse entender um pouco melhor”, disse o estudante de Enfermagem, e um dos participantes do “AnatomyCast”, Pedro Fiquene.
A também estudante de Enfermagem da UFMA, e participante da produção do podcast, Michele Garcia, disse que “esses conhecimentos vão auxiliar bastante na comunicação, em como vamos lidar com os pacientes, com os entrevistados do “AnatomyCast”... vai nos auxiliar muito nessa questão, porque ele também nos ensinou exercícios de fala, que com certeza vão nos auxiliar. Achei muito interessante”, disse.
Os cinco primeiros episódios do “AnatomyCast” já estão disponíveis no Spotify, e o projeto continua mensalmente, com o objetivo de desmitificar questões pertinentes sobre a área da saúde.
(Theophilo Moraes)