Notícias
CASA DA JUSTIÇA
Defensoria Pública instala novo ponto de atendimento no campus da UFMA
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) anunciou segunda-feira (7) o início de atividades na Casa da Justiça, localizada no campus da Universidade Federal do Maranhão, onde funciona o Núcleo de Práticas Jurídicas.
O novo posto de atendimento é fruto de uma parceria estratégica com a Universidade. O objetivo é expandir o acesso da população, especialmente dos moradores de uma das áreas mais populosas da capital maranhense, aos serviços da DPE/MA.
Localizado na região Itaqui-Bacanga, em São Luís, o novo posto de atendimento já está em funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A prioridade deste novo ponto de atendimento são as demandas extrajudiciais, que buscam a resolução de conflitos por meio da conciliação.

Entre os serviços disponíveis, destacam-se: pensão alimentícia, guarda e visita de filhos, divórcio, reconhecimento ou dissolução de união estável, investigação de paternidade, partilha de bens, entre outros.
De acordo com o defensor público e coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão, Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo, a abertura deste novo ponto é mais uma ação da Defensoria Pública para garantir que um número maior de cidadãos assistidos tenha acesso aos serviços da instituição.
“Essa parceria com a UFMA é mais uma etapa e um passo significativo para a Defensoria, afinal estamos expandindo nosso alcance e, consequentemente, garantindo que mais maranhenses tenham acesso aos nossos serviços”, disse Thiago Josino.
A Ouvidoria Geral da DPE/MA também desempenha um papel fundamental nesta iniciativa, reforçando o compromisso de aproximar a Defensoria da população maranhense.
“É com grande satisfação que a Ouvidoria Geral da DPE/MA participa desta iniciativa. O nosso compromisso é de prestar nossos serviços com qualidade. Queremos que cada cidadão de São Luís se sinta à vontade para nos procurar, buscar orientação e, acima de tudo, para garantir o pleno acesso aos seus direitos”, apontou a ouvidora-geral Naisandra Mota.
A DPE/MA pretende desburocratizar e facilitar o acesso à assistência jurídica gratuita, levando serviços diretamente a quem precisa, além do núcleo de atendimento que já existia na área Itaqui-Bacanga, agora impulsionados pelas atividades no campus da Universidade Federal do Maranhão