Notícias

ABERTURA

CLA, AEB e Prefeitura de Alcântara assinam acordo para visitação ao Centro de Lançamento

publicado: 28/08/2025 09h18, última modificação: 28/08/2025 09h18
Prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon, e o comandante do CLA, Cel. Clóvis Martins de Souza.jpg

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), atualmente comandado pelo Cel. Clóvis Martins de Souza, recebeu no último dia 12, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon, e o prefeito da cidade, Nivaldo Araújo. Na pauta, a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a AEB, o CLA, a Prefeitura Municipal de Alcântara e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com objetivo de abrir o Centro para visitas de crianças e adolescentes, estudantes de escolas do município.

 

📱Siga o Canal da Universidade FM no WhatsApp👆🏼

 

O acordo é um marco para a comunidade alcantarense, já que possibilita a abertura do CLA à sociedade e contribui diretamente para os objetivos das instituições participantes no âmbito do Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA). 

 

“Hoje, nós assinamos um acordo importante para a Agência Espacial Brasileira, mas acredito que também para a comunidade de Alcântara. É a possibilidade das crianças estudantes virem até o Centro de Lançamento, e verem como ele opera, como funcionam os foguetes e como o CLA funciona no geral. E eu espero que isso incentive as crianças a se aproximarem da área de ciência e tecnologia, especialmente a área espacial. Para nós, é muito importante que essa aproximação da cidade com o Centro aconteça, e eu acredito que isso vá acontecer. Eu quero que muitas crianças venham para cá, se entusiasmem com o Programa Espacial e pensem na possibilidade de seguir uma carreira desse tipo”, disse o presidente da AEB, Marco Antônio Chamon.

 

No mesmo dia da assinatura do acordo, o CLA realizou uma demonstração de como as visitas dos estudantes vão ocorrer: começa com a exibição de vídeos institucionais apresentando a história e a missão, tanto do Centro de Lançamento quanto da Agência Espacial, seguida de uma visita à Plataforma de Lançamento, onde os visitantes vão poder aprender detalhes, como a arquitetura da estrutura e o funcionamento geral, além das alterações de segurança realizadas após o trágico acidente que aconteceu no dia 22 de agosto de 2003. 

 

“Gostaria de dizer que esse Acordo de Cooperação permite a abertura do Centro para toda a comunidade alcantarense, o que é uma coisa desejada há décadas. Agora, vamos permitir que a população local saiba o que nós fazemos, e nos apoie, o que é muito importante e um marco. Espero que todos gostem do que vamos fazer daqui pra frente”, disse o diretor do CLA, Cel. Clóvis Martins de Souza.

 

O Acordo de Cooperação Técnica entre a AEB, CLA, Prefeitura de Alcântara e o DCTA abre o Centro para visitas de crianças e adolescentes estudantes do município

 

AGENDA 2025

A abertura do CLA à sociedade é apenas uma das novidades do Centro neste ano. Entre os projetos previstos para 2025, no Centro de Alcântara, está o primeiro lançamento comercial do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, da empresa Innospace, a partir da Base, em outubro.

 

A missão representa um avanço significativo nos esforços da Agência Espacial em fortalecer Alcântara como um centro atrativo para empresas do ramo. 

 

“Hoje foi um momento histórico para o município de Alcântara, especialmente para as crianças que sonham com um futuro melhor [...] É um momento único que vai despertar o interesse dessa juventude para a tecnologia. Eu tenho certeza que esse momento vai ser marcante e importante para o povo de Alcântara, mas principalmente para as nossas crianças”, concluiu, o prefeito Nivaldo Araújo.

 

[Theophilo Moraes]

registrado em: ,